Ainda que incipiente, a eletromobilidade urbana é uma nova realidade e, consequentemente, impõe treinamento adequado para enfrentar os riscos específicos de veículos dotados de sistemas elétricos de alta tensão.

Uma recente inciativa da Mercedes-Benz compartilhou o tema com agentes públicos e privados que mais cedo ou mais tarde terão de responder uma eventual ocorrência.

Workshop promovido pela Mercedes-Benz na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SPTrans, CET, SAMU e Defesa Civil, além de gestores de manutenção de empresas transportadoras e profissionais do ambulatório da própria fabricante.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz inicia as primeiras entregas de 50 ônibus elétricos eO500U

→Mercedes-Benz avança em eletromobilidade

Sobre o eO500U, ônibus 100% elétrico responsável pela estreia da Mercedes-Benz na eletromobilidade no País, os participantes tiveram oportunidade de conferir apresentação técnica pelo ponto de vista da segurança. Casos como abrir o veículo de maneira rápida e adequada, bem como técnicas de combate a incêndio.

“O objetivo do workshop foi compartilhar experiências, informações e boas práticas que envolvem segurança do sistema elétrico do veículo, operação sob alta tensão, baterias e riscos inerentes às operações com veículos elétricos em geral, afinal, esta é uma novidade para todos nós”, resumiu Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O executivo pondera que o eO500U é o produto mais seguro possível em relação ao sistema elétrico e às baterias, já adequado à mais recente regulamentação europeia de homologação de veículos elétricos (ECE R-100), superior à exigida no Brasil.

“A Mercedes-Benz do Brasil trabalha com foco em todo o ecossistema da eletromobilidade no País e esse workshop de segurança tem tudo a ver com esse compromisso. Buscamos apoiar todos os players do setor, visando uma transição para veículos elétricos eficiente e segura”, observa o vice-presidente.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!