No ano passado, as vendas de pneus no País totalizaram 51,9 milhões de unidades, volume 8,2% inferior ao registrado um ano antes, de 56,6 milhões. O resultado, consolidado pela Anip, associação que representa os fabricantes de pneus, é o pior desde 2020, período impactado pela fase mais crítica da pandemia. Naquela ocasião, o mercado absorveu 51,8 milhões de pneus.

Por tipo de mercado, as entregas para as montadoras recuaram 9,6%, para 12,5 milhões de unidades contra 13,9 milhões registradas em 2022. Na reposição, as vendas acumularam 39,4 milhões de pneus, queda de 7,8% em relação os 47,7 milhões vendidos no ano anterior.

Por segmento, apenas as vendas de pneus de moto cresceram

Nas vendas segmentadas, os pneus de passeio acumularam no ano passado 27,4 milhões de unidades, 9,5% menor na comparação com o volume de 2022, de 30,3 milhões. Do total, as montadoras receberam 7,7 milhões, baixa de 3,7%, enquanto a reposição respondeu por 19,7 milhões, queda de 11,5%.

As vendas de pneus de carga encolheram 13,8%, de 7,4 milhões de unidades em 2022 para 6,4 milhões anotadas no ano passado. Na mesma base de comparação, as entregas para montadoras recuaram 26,9%, com 1,5 milhão de pneus. Para a reposição foram destinados 4,8 milhões de unidades, baixa de 8,8%.

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O segmento de pneus para motocicletas foi o único a apresentar resultado positivo no ano passado. As vendas para o mercado de reposição cresceram 5,9% em 2023, para 9,7 milhões de unidades ante 9,1 milhões registradas em 2022. No segmento, a Anip não contabiliza as entregas para montadoras.

Por fim, o setor de pneumático brasileiro fechou 2023 com um déficit na balança comercial de US$ 481,5 milhões. Em volumes, as importações de pneus cresceram 36,5%, para 47,4 milhões, enquanto as exportações recuaram 18,1%, com 12 milhões de unidades.


Foto: E Boumann/Pixabay

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