Balanço consolidado pela Anip, associação que representa os fabricantes de pneus, mostra uma queda de 8,1% nas vendas do primeiro bimestre, para 8,20 milhões de unidades ante 8,93 milhões anotadas no mesmo período do ano passado. Do volume acumulado, o fornecimento para montadoras recuou 5,5%, com 1,98 milhão de pneus, e para o mercado de reposição caiu 8,9%, para 6,22 milhões.

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As vendas de pneus para veículos de passeio foram as que apresentaram o pior desempenho no período com 4,22 milhões unidades entregues, queda de 10,4% em relação ao volume registrado um ano antes, de 4,71 milhões. As montadoras absorveram 1,17 milhão, menos 2,6%, enquanto o varejo adquiriu 3,04 milhões, declínio de 13,1%.

O segmento de pneus para comerciais leves também comprou menos no período. As vendas alcançaram 1,27 milhão nos dois primeiros meses, volume 5,4% menor em relação ao anotado no primeiro bimestre de 2023 quando chegou a 1,34 milhão. As montadoras receberam 524 mil unidades, estável em relação às 525 mil de um ano atrás. Já o mercado reposição absorveu 9% menos com 747 mil.

As entregas de pneus para pesados foram as que registraram o único desempenho positivo do setor. O acumulado do bimestre apurou 1,05 milhão de pneus vendidos, alta de 4,7% na comparação com o volume dos dois primeiros meses do ano passado, quando somou 1 milhão de unidades. As vendas para montadoras avançaram de 15,5%, de 241 mil para 278 mil, enquanto o mercado de reposição recebeu 771 mil pneus, 1,3% a mais em relação aos 762 mil registrados há um ano.

Contabilizada apenas as vendas para a reposição pela Anip, as entregas de pneus de motocicleta recuaram 3,7%, para 1,53 milhão de unidades contra as 1,59 milhão anotadas no primeiro bimestre de 2023.


Foto: E Boumann/Pixabay

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