O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, aproveitou a divulgação do balanço do primeiro trimestre para comemorar os números parciais de abril, próximos aos registrados antes da pandemia da Covid 19.

“Começamos o mês com média diária de venda da ordem de 10,6 mil unidades, a melhor desde 2014. É uma média muito boa, até porque o normal é um movimento mais fraco nos primeiros dias do mês, com aceleração da demanda na segunda qhinzena”, comentou o executivo.

LEIA MAIS

Produção de veículos leves não decola no ano

Locadoras devem acelerar compras só a partir de maio

Em março, o melhor mês deste ano, a média diária do acumulado dos 23 dias úteis foi de 9,4 mil unidades, o que representou alta de  7,9% em relação a fevereiro e de 8,5% sobre idêntico mês de 2023.

No ano, informa a Anfavea, a média diária de emplacamentos é 12,6% superior à do primeiro trimestre do ano passado. Incluindo leves e pesados, o mercado interno absorveu 515 mil veículos de janeiro a março, 9,1% a mais que no ano passado.

Tanto o presidente da Anfavea como o da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, atribuíram a melhoria do mercado interno à maior oferta de financiamento. “No nosso caso, 60% das vendas do mês passado foram financiadas”, comemorou Gondo, lembrando que historicamente esse índice gira em torno de 70%

No ano passado, segundo a Fenabrave, as vendas a vista variaram entre 60% e 70%, justamente o inverso do comportamento tradicional do setor.


Foto: Pixabay

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!