A indústria de caminhões produziu no mês passado 11,2 mil unidades. Embora seja 8,9% inferior ao de março de 2023, quando somou 12,3 mil, o volume foi 10,5% superior ao anotado em fevereiro, de 10,1 mil. O resultado apurado representou a maior alta dos últimos 12 meses.

Para Anfavea, o desempenho é sinal claro de que o segmento começa a retomar os patamares de normalidade após período de ajustes em função da entrada em vigor do Proconve P8 em janeiro do ano passado.

LEIA MAIS

→Produção de pesados começa a voltar à normalidade

“É um movimento de recuperação que já era esperado e deve continuar em crescimento com a tendência de queda na Selic e com a safra que, apesar de estimativa menor, não deve impactar o mercado”, observou Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, durante apresentação do balanço do setor automotiva no segunda-feira, 8.

Reforça o momento de retomada a alta de 19,7% no encerramento do primeiro trimestre, para 29,3 mil caminhões ante os 24,5 mil que anotava no mesmo período do ano passado.

Algum impulso o segmento também deve ter com um provável novo programa de renovação de frota. Segundo Freitas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) estabeleceu um grupo de trabalho para tratar do assunto que começou a se reunir o mês passado. “Uma nova reunião deverá ocorrer ainda esse mês. A expectativa é de que algum novo tipo de mecanismo para renovação seja lançado ainda este ano.”


Foto: Volvo/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!