Empresa

Matias Giannini, engenheiro formado na Unicamp, é o CEO global da Horse

Empresa global criada oficialmente em 31 de maio já fornece motores para a Renault há um ano

Quase um ano depois de anunciarem a disposição de ter empresa única para o desenvolvimento e produção de motores e após a avaliação positiva das autoridades econômicas, Renault e Geely abriram as portas oficialmente, em 31 de maio, da Horse Powertrain Limited.

A nova fabricante mundial de motores e componentes de powertrain, na verdade, já está em operação há meses ao reunir estruturas produtiva, técnica e comercial originais dos dois grupos controladores, que detêm participação igualitária. Em todo o mundo, são 17 fábricas, cinco centros de Pesquisa & Desenvolvimento, nove clientes em 130 países e cerca de 19 mil funcionários.

No Brasil, fornece os motores utilizados pelos automóveis e comerciais leves produzidos pela Renault. Não por coincidência, sua  fábrica  integra o complexo industrial da montadora localizado em São José dos Pinhais, PR, e até já enfrenta sua primeira greve, inciada no começo de maio e que ainda não tem resolução à vista.

Matias Giannini

O Conselho de Administração da Horse terá seis cadeiras, metade para cada um dos grupos detentores. Para presidência foi escolhido Daniel Li, enquanto o CEO é Matias Giannini, engenheiro mecânico formado pela Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, SP, e que vinha atuando como vice-presidente executivo de vendas da Vitesco Technologies.

A Horse objetiva alcançar € 15 bilhões em receitas e 5 milhões de motores ao ano. Para isso, terá no portfólio sistemas híbridos, motores de combustão interna, transmissões e soluções de bateria.

“ A parceria comoa Geely para criar um novo player com capacidade e experiência para desenvolver motores de combustão interna de emissões ultrabaixas e tecnologias híbridas de alta economia é fundamental para o futuro. Através do Horse, o Grupo Renault pode alcançar liderança e escala mundial num setor que representa mais de 80% do seu negócio”, comemorou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

“Para que a indústria alcance emissões líquidas zero nas próximas décadas, as sinergias globais, as múltiplas tecnologias e a partilha de conhecimentos são cruciais. A Horse terá portfólio, escala e  capacidade para oferecer as soluções de baixas emissões que a indústria automotiva de amanhã exige”, complementou Eric Li, presidente da Geely Holding.

LEIA MAIS

→ Trabalhadores da Renault e Horse seguem em greve

Em comunicado, os dois grupos afirmaram que o setor demandará combinação de várias tecnologias de motorização, incluindo a combustão interna altamente eficientes, combustíveis  com baixo teor de carbono e hidrogênio para a descarbonização “num mundo onde mais de metade dos veículos produzidos dependará de motores de combustão até 2040”.

A Horse já contabiliza como clientes além do Grupo Renault e da Geely Auto, também Volvo Cars — pertencente ao grupo chinês —, Proton, Nissan e Mitsubishi, e diz estar pronta para atender clientes em todo o mundo.


Foto: Reprodução/Linkedin

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás