Programado para os próximos três dias — de terça-feira, 26, a quinta-feira, 28 —, o 33º Congresso & ExpoFenabrave, que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista, tem o primeiro dia dedicado a reuniões das associações de marca. A abertura para público e para a imprensa só a partir da quarta-feira, 27.
No caso do segmento de leves, os encontros das associações de marca deverão abordar, entre outros temas, a recém-divulgada “Pesquisa Fenabrave, a Voz do Concessionário. Quando os bons falam, a verdade sempre aparece!”.
Foram ouvidas 23 entidades de concessionários de carros e comerciais leves, mostrando a avaliação do desempenho das respectivas montadoras e também das entidades representativas das redes.
LEIA MAIS
→Com rede insatisfeita, GM perde lugar para a Hyundai na quinzena
→Na pesquisa de satisfação das redes, GWM no topo e BYD na lanterna
AutoIndústria publicou duas reportagens sobre a pesquisa, uma mostrando a insatisfação da rede Chevrolet com relação às ações da General Motors e outra com o desempenho de três marcas chinesas, com a GWM se destacando favoravalmente e a BYD aparecendo entre as piores avaliadas pelas concessiónárias.
Dois índices — o de Valor e o de Parceria Comercial — refletem a média das notas dadas às montadoras. No primeiro caso, que avalia a parte de negócios, como se a fabricante coopera para assegurar a rentabilidade das revendas, os seis fabricantes de veículos leves melhores avaliadas são a BMW, GWM, Ford, Toyota, Mitsubishi e Chery, ficando na lanterna as fabricantes BYD, Audi, GM, Renault, Kia e Land Rover e Jaguar.
No Índice Parceria Comercial, o Top 6 contempla as mesmas montadoras do Índice de Valor, apenas com inversão da ordem entre Ford e Toyota (BMW, GWM, Toyota, Ford, Mitsubishi e Chery). As seis últimas colocadas são Peugeot, Citroen, Audi, BYD, GM e Renault, ou seja, as que se repetem em contexto negativo nos dois índices são BYD, Audi, GM e Renault.
Montadoras participam
É comum representantes das montadoras participarem das reuniões de associações de marcas que acontecem durante o Congresso Fenabrave.
Em alguns casos, os encontros são divididos em duas partes, uma só com os concessionários e outra com os executivos das fabricantes de veículos também presentes. Há ocasiões, contudo, que o encontro contempla as duas partes do início ao fim.
Coordenada pela Scheuer Consultoria, de Luiz Adelar Scheuer, que foi diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Mercedes Benz do Brasil, presidente da Anfavea, vice-pesidente da FIESP e FIEMG , a Pesquisa Fenabrave é realizada anualmente desde 2003.
Além das notas dadas às montadoras, também são avaliadas as associações de marcas e a própria Fenabrave.
Na avaliação das associações quanto à comunicação com os concessionários a respeito dos assuntos da marca, as seis que tiveram melhor nota foram as entidades representantes das revendas Toyota, Mercedes-Benz Automóveis, BMW, Ford, Mitsubishi e Jaguar Land Rover.
Nesse quesito, as seis com notas mais baixas, ou seja, as com pior avaliação dos próprios concessionários, foram as associações da Peugeot, BYD, GM, Honda Autos, Renault e Kia Motors.
A Fenabrave ainda não confirmou quem vai participar da abertura do congresso na quarta-feira, 27, pela manhã, mas já adiantou que no início da tarde haverá palestra com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Paralelamente ao congresso, será realizada a ExpoFenabrave, a maior feira de negócios voltada à distribuição automotiva do Brasil. Serão mais de 200 marcas expositoras em um espaço de 25 mil m², reunindo empresas de tecnologia, consórcios, seguradoras, financeiras, plataformas digitais, montadoras e fornecedores de serviços.
Foto: Reprodução
- 2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol. - 18 de dezembro de 2025
- Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano - 18 de dezembro de 2025
- Com China no topo, importações de autopeças atingem US$ 22 bilhões - 17 de dezembro de 2025


