Os centros de competência da BMW em Munique e Steyr, na Alemanha, já estão construindo os primeiros protótipos de sistemas de propulsão a hidrogênio que serão fabricados a partir de 2028.
A produção em série será em Steyr e outros componentes do sistema de propulsão virão do polo tecnológico em Landshut.
LEIA MAIS
→GWM realizará testes com caminhão a hidrogênio no Brasil
→BMW Group à frente das marcas premium na América Latina
A escolha de Steyr, segundo Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por desenvolvimento, demonstra o compromisso da empresa com uma base de inovação na Europa.
A fabricante alemã investe atualmente na terceira geração do sistema de célula de combustível, mais compacta, mais potente e mais eficiente.
A primeira geração, de acordo com a montadora alemã, foi fornecida inteiramente pela Toyota e instalada no BMW 535iA em 2014. A segunda geração estreou na atual frota-piloto do BMW iX5 Hydrogen.
Nesta terceira geração, a montadora alemã desenvolve o sistema completo de célula de combustível, enquanto as células individuais estão sendo fornecidas pela Toyota.
“Essa colaboração permite que ambas as empresas aproveitem sinergias no desenvolvimento e na aquisição, ao mesmo tempo em que criam modelos específicos para cada marca”, destaca a BMW, informando ainda que o espaço ocupado pelo sistema foi reduzido em cerca de 25%.
“A terceira geração pode ser integrada perfeitamente às arquiteturas futuras de veículos, o que abre caminho para uma abertura tecnológica, que permitirá oferecer aos clientes diversas variantes de sistemas de propulsão no futuro”, complementa comunicado do Grupo BMW.
Foto: Divulgação/BMW


