A]/dropcap] Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a concessionária EcoRodovias iniciam testes com abastecimento de biodiesel 100% vegetal (B100) em caminhões do serviço de atendimento na Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo.

Com o objetivo de entender eficiência do combustível no desempenho, consumo, impactos na manutenção e confiabilidade na aplicação rodoviária, quatro modelos estarão sob os olhares da engenharia durante 12 meses: um Meteor 29.530 como guincho, dois Delivery 11.180, também guinchos, e um Constellation 17.190 como caminhão pipa.

LEIA MAIS

→VWCO e EcoUrbis colocam caminhão a gás na coleta de resíduos

→VWCO acumula 3 milhões de km em testes com elétricos

“A realização de testes com 100% biodiesel, em parceria com a EcoRodovias, visa validar o uso desse combustível como uma rota de descarbonização, aprimorando o desempenho, a eficiência e a confiabilidade operacional de nossos veículos”, resume em nota Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O combustível que será utilizado nos testes é produzido a partir da soja e, de acordo com estudos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 se comparado ao diesel de origem fóssil.


Foto: Divulgação VWCO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!