Indústria

Renault e Chery estudam produção compartilhada na América do Sul

Segundo a Bloomberg, tratativas envolvem operações na Argentina e Colômbia

ARenault está tentando otimizar ao máximo sua estrutura produtiva e comercial na América do Sul.

Desde o começo do ano, a empresa já tem acertado o compartilhamento com a Geely da fábrica de São José dos Pinhais, PR,  para futura produção de modelos da marca chinesa, além de responder pela importação e comercialização dos veículos da parceira.

Nesta quarta-feira, 1, surgiu informação de outro movimento semelhante, desta vez com a também chinesa Chery.  Segundo a agência de notícias Bloomberg, as duas montadoras encaminham negociações para produção e vendas de automóveis na América do Sul.

Desta vez, porém, as tratativas, iniciadas ainda sob a gestão de Luca de Meo, CEO mundial que deixou a Renault em junho, abrangem as operações da Argentina e Colômbia.

LEIA MAIS

→ Renault pode ter eletrificados com arquitetura Geely na América do Sul

→ Caoa-Changan estreia no Salão do Automóvel

De acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg, a Chery, a exemplo do que ocorreu com a Gelly no Brasil, entraria com capital e suportes técnicos que viabilizassem a parceria e a produção de seus veículos.

A marca chinesa, afirma a agência, poderia se valer da fábrica colombiana de Envigado para produzir carros a combustão, a serem vendidos como logotipo Renault na região.

Já para a planta de Córdoba, na Argentina, a ideia sob análise é dispor de linha de picapes híbridas plug-in. Neste caso, a Renault atuaria apenas como distribuidora, como ocorre atualmente com os modelos da Geely no Brasil.

No Brasil, maior mercado da região, a Chery tem parceria com o Grupo Caoa. O conglomerado brasileiro produz em Anápolis, GO, utilitários esportivos a combustão e híbridos da marca chinesa. As parceiras também mantêm fechada desde maio de 2022 fábrica originária da Chery em Jacareí, SP.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

As marcas vencedoras do Selo Maior Valor de Revenda-Motos

Honda Sahara 300 é o modelo do segmento com menor desvalorização em 2026

% dias atrás

Importações de veículos crescem 12% no quadrimestre

Montadoras associadas da Anfavea respondem por 58% dos veículos trazidos de fora

% dias atrás

Montadoras brasileiras perdem espaço para as chinesas na Argentina

Enquanto as vendas de veículos no país vizinho caíram 5,7%, os embarques a partir do…

% dias atrás

Mercedes-Benz inicia novo capítulo na Argentina

Fabricante inaugura oficialmente o Complexo Industrial de Zárate

% dias atrás

“Novo alento ao setor de pesados”, diz Anfavea sobre Move Brasil 2

Igor Calvet aposta na reversão do quadro de queda na produção de caminhões, da ordem…

% dias atrás

Puxada pelo mercado interno, produção de veículos é 4,9% maior até abril

No mês passado, foram fabricadas 238,5 mil unidades

% dias atrás