Projeto da Be8, produtora de biocombustíveis de Passo Fundo (RS), foi selecionado por meio de Chamada Pública do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Hidrogênio Verde no Rio Grande do Sul (H2V-RS).
A iniciativa pioneira encaminha produção e instalação de posto de abastecimento do combustível para caminhões pesados. Em parceria com o Badesul, o investimento é de R$ 38,7 milhões, com apoio do governo do Estado e contrapartida da Be8.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz e Be8 testam novo biocombustível BeVant
→GWM realizará testes com caminhão a hidrogênio no Brasil
→Na USP, testes com hidrogênio renovável a partir do etanol
“Esta iniciativa visa colocar em prática a nossa estratégia de ampliar a oferta de soluções para a transição energética e descarbonização. Também poderemos entender os desafios e as oportunidades na prática e, com isso, dar base econômica para o uso em larga escala do hidrogênio”, resumiu em nota Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.
O projeto será implantado em Passo Fundo, na mesma área em que avança a nova fábrica de etanol da empresa. O combustível será produzido por meio de eletrólise realizada com água e energia elétrica e toda a operação será monitorada por uma equipe multidisciplinar, em parceria com fabricantes, universidades e especialistas em hidrogênio.
“A avaliação prática deste projeto é fundamental para abrir caminho para uma nova cadeia logística de hidrogênio verde no Brasil, conectando inovação, sustentabilidade e competitividade real para o transporte pesado”, observou Camilo Adas, diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.
O objetivo é testar, em ambiente real, o desempenho, os custos e a viabilidade do combustível em alternativa ao diesel e rota de descarbonização no transporte. Os dados coletados servirão de base para o desenvolvimento de uma futura rede de postos de abastecimento de hidrogênio verde.
Foto: Divulgação Volvo


