Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O que estava previsto e acertado para acontecer na virada de 2018 para 2019, ocorreu no último sábado, 21 de julho: a FCA tem um novo CEO.  É o britânico Mike Manley, que vinha respondendo mundialmente pela divisão Jeep.

A mudança após 14 anos da liderança de Sergio Marchionne foi inesperada. Marchionne, de 66 anos, estava afastado de suas funções desde uma intervenção cirúrgica no ombro direito no fim de junho. Seu quadro de saúde, contudo, se agravou nos último dias, forçando o conselho de administração do grupo a optar pela troca.

Segundo agência internacionais de notícias, Marchionne segue em estado gravíssimo neste domingo, 22, sedado e respirando por aparelhos em hospital de Zurique, Suíça. Correspondentes de veículos de imprensa italianos afirmam que seu quadro é irreversível.

O próprio John Elkann, chairman da empresa, emitiu comunicado aos funcionários, em tom pessoal, admitindo as razões para a súbita substituição. “É com muita tristeza que venho informar que nosso CEO Sergio Marchionne, que recentemente passou por uma cirurgia, sofreu complicações que pioraram nas últimas horas e impedirá seu retorno para a FCA”, escreveu.

Elkann, herdeiro da família Agnelli, fundadora da Fiat, reconheceu a importância de Marchionne  para retirar a empresa italiana de quadro de extrema dificuldade e na reviravolta que representou a decisão e compra da Chrysler para o grupo.

O chairman reforçou que a FCA já vinha trabalhando há anos em um plano de sucessão: “Com esse plano já estabelecido, estamos agora avançando com o processo e hoje o Conselho de Diretores nomeou Mike Manley como o novo CEO da FCA”.

LEIA MAIS

→FCA investirá € 9 bi em eletrificação

→Marchionne defende o etanol como solução energética

“Manley acumulou  grande experiência em liderança em todas nossas regiões operacionais globalmente, obtendo resultados incríveis em cada cargo e sempre demonstrando determinação em alcançar sua visão”, acrescentou.

Além de CEO da FCA, Marchionne era presidente também da CNH Industrial e da Ferrari. A vaga do braço de produtos industriais, que engloba os caminhões Iveco e máquinas agrícolas e de construção da Case e New Holland, será ocupada pela também britânica Suzanne Heyywood. O próprio Elkann assume a presidência do conselho Ferrari, cabendo agora a Louis Camilleri o cargo de CEO.


Foto: Divulgação/FCA

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!