AGeely vai ampliar sua presença no mercado de veículos elétricos. Proprietário da Volvo, Polestar, LEVC, Geometry, Lotus Cars e da Lynk & Co, o conglomerado chinês lançou nesta terça-feira, 23, mais uma marca para o segmento: a Zeekr, que tem por missão disputar a preferência por clientes que hoje buscam modelos premium da Tesla, por exemplo, ou de nomes tradicionais como Mercedes-Benz e BMW.

A nova marca é também uma nova empresa, cuja sede será igualmente na China. A produção, contudo, ficará a cargo da própria Geely. A ideia é que a Zeekr lance ao menos um novo modelo por ano ano nos próximos cinco anos. Os primeiros Zeekr têm previsão de chegar às ruas ainda no terceiro trimestre de 2021, inicialmente no mercado o chinês.

Mas a empresa já admite que rapidamente pretende  “explorar oportunidades de exportação para satisfazer a demanda do mercado global por veículos elétricos premium”.

Os carros da Zeekr utilizarão a arquitetura do grupo batizada de SEA, sigla em inglês para arquitetura de experiência sustentável, e que pode abrigar um, dois ou até três motores elétricos. Baterias de até 110 kWh , com vida útil estima em 2 milhões de quilômetros, garantem autonomia de  700 quilômetros em alguns modelos

A Geely, informa a imprensa internacional, pretende abandonar a rede tradicional de concessionárias em favor de seus próprios showrooms nas regiões centrais das cidades chinesa. A fórmula repete a solução encontrada pela Tesla, marca que registrou forte incremento nas vendas no China no ano passado.

LEIA MAIS

→ Volvo e Geely unificarão produção de motores em nova empresa global

→ Vendas globais de carros elétricos crescem 43%


 

Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!