O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, aproveitou encontro com jornalistas nesta terça-feira, 3, para revelar a criação no Brasil de um laboratório de flex-fuel, que visa aproveitar a experiência local em bicombustíveis para desenvolver novas tecnologias na área.

Inicialmente contando com 40 engenheiros, o novo centro de P&D será instalado em Sorocaba, SP, onde a empresa já tem uma linha de veículos e está construindo uma segunda fábrica para desativar até o final do ano as suas instalações de Indaiatuba, também no interior paulista.

LEIA MAIS

Em galpão alugado, Toyota produz motor flex do Yaris Cross em Porto Feliz

Na Agrishow, Toyota Hilux movida a biometano

Maggio não quis adiantar eventual processo de novas contratações para ampliar o laboratório, mas revelou que o projeto envolve a engenharia do Japão e de outras subsidiárias, contemplando colaboração conjunta do grupo como um todo.

“Nossa experiência de biocombustíveis no Brasil é muito grande, envolvendo em especial o uso do etanol, alternativa supercompetitiva com o carro elétrico considerando o ciclo total das emissões. Além disso, temos o biometano, que estamos inclusive testando em uma Hilux”.

A picape adaptada pra rodar com biometano foi apresentada na Agrishow do ano passado e já está em teste em algumas usinas, conforme revelou o presidente da Toyota.

Segundo ele, o uso desse tipo de biocombustível, em função da dificuldade de transporte, assim como também ocorrre com o hidroigênio, tem de focar aplicações específicas, como é o caso das usinas.

Aprovado pela matriz japonesa, o laboratório de flex-fuel da Toyota integra o investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado para o Brasil em 2024.

“Apesar do vendavam de Porto Feliz, SP, que prejudciou nossas operações no final do ano passado e início do atual, não paralisamos os projetos em andamento, como a segunda fábrica de Sorocaba e o novo centro de P&D”, destacou Maggio.


Foto: Divulgação/Toyota

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!