Grupo químico brasileiro com atuação integrada nos segmentos de lubrificantes, Arla e químicos, incluindo produção própria, portfólio multimarcas e marcas representadas, a Usiquímica encerrou 2025 com um faturamento 85% superior ao de 2024.
Segundo comunicado da empresa, o resultado reflete a consolidação de uma estratégia baseada na expansão e diversificação da linha de produtos, na incorporação de novas marcas, no fortalecimento industrial e no ganho de escala operacional, com evolução consistente nos três principais pilares do negócio.
O crescimento programado para este ano é um pouco menor, na faixa de 20%, mas reflete o projeto da Usiquímica de seguir acelerando no mercado brasileiro.
No segmento de lubrificantes, o avanço em 2025 foi impulsionado pela aquisição, no final do ano anterior, das operações da YPF Lubrificantes no Brasil, incluindo a planta industrial de Diadema, na Grande São Paulo, atualmente em processo de transformação para um novo patamar de produtividade, automação e segurança operacional.
Com a citada aquisição, foi criada a Usiblend, marca industrial do grupo, responsável por liderar a reestruturação da unidade e torná-la referência nacional em envase e mistura de lubrificantes para múltiplas marcas.
Osvane Lazarone, diretor comercial da Usiquímica, diz que o processo de modernização industrial, reorganização de layout, automação e investimentos anunciados de R$ 120 milhões há um ano, prevê triplicar a capacidade produtiva da planta ainda em 2026, elevando o volume em até 6 milhões de litros mensais.
Além da YPF, a Usiblend absorveu no ano passado 100% da produção nacional da Valvoline no Brasil, marca da qual a Usiquímica é representante oficial no País desde 2018, com 87% do portfólio já fabricado localmente, fortalecendo a estratégia de nacionalização, competitividade e ganho de escala.
Foto: Divulgação/Usiquímica


