Empresa

Hyundai estreia frota de caminhões a hidrogênio no Uruguai

É a primeira do gênero com extrapesados na América do Sul

A Hyundai reforça sua política em busca de mobilidade de emissão zero com a implantação no Uruguai da primeira operação real, não apenas de demonstração, de frota de caminhões extrapesados movidos a hidrogênio na América do Sul.

Oito modelos XCIENT Fuel Cell (Classe 8) foram integrados ao Projeto Kahirós, uma iniciativa local para descarbonizar a logística de madeira por meio do desenvolvimento e uso de infraestrutura de hidrogênio verde.

LEIA MAIS

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Com aporte de R$ 30 milhões, hidrogênio verde une Honda e Neoenergia

Durante a operação regular, estima-se que a frota principal de seis caminhões percorra quase um milhão de quilômetros por ano. A montadora coreana fornece duas unidades tratoras adicionais como reserva e para explorar futuras expansões, totalizando os oito caminhões.

“A participação da Hyundai Motor no Projeto Kahirós, juntamente com os parceiros uruguaios do consórcio (Fidocar, Fraylog e Ventus) e o investimento do Grupo Santander, demonstra um compromisso com a redução das emissões de carbono no transporte local de mercadorias”, destaca a Hyundai em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 19.

A partir da adoção de energias renováveis, o Uruguai tem hoje 99% de sua eletricidade gerada a partir de fontes limpas, conforme dados do Ministério da Indústria, Energia e Mineração do país.

“Dentro deste cenário, o Projeto Kahirós visa alcançar a descarbonização nas operações locais por meio de ações que incluem a implantação dos caminhões XCIENT movidos a célula de combustível ao longo de um período de 10 anos”, complementa comunicado da Hyundai..

A iniciativa conta com investimento de US$ 40 milhões do Grupo Santander e apoio da International Financing Corporation do Banco Mundial e do Fundo de Inovação em Energia Renovável da ONU.

O complexo industrial contempla parque solar de 4,8 MW e a construção de uma planta de eletrólise capaz de gerar, anualmente, 77 toneladas de hidrogênio verde. O início das operações está previsto para novembro de 2026.


Foto: Divulgação/Hyundai

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Retração nas vendas de pneus nacionais chega a 7% no ano

Setor deixou de vender 700 mil unidades no período

% dias atrás

Strada, Polo e Argo no topo do ranking dos mais vendidos em abril

Chevrolet Onix e VW T-Cross complementam o Top 5 no mês

% dias atrás

VWCO tem novo vice-presidente de Pessoas & Cultura

Anderson Decimoni sucede a Lívia Simões

% dias atrás

Em abril, Fiat lidera sem sustos e BYD já briga pelo quarto lugar

Participação da marca chinesa foi de 8%, mesmo índice da Hyundai

% dias atrás

Mercado de veículos leves cresceu 16% no primeiro quadrimestre

Vendas em abril encostaram em 236 mil licenciamentos, 19,5% a mais do que no ano…

% dias atrás

Lula confirma presença na comemoração dos 70 anos da Anfavea

Evento será na noite da terça-feira, 5, no Teatro Nacional em Brasília

% dias atrás