Computadas as vendas de automóveis e comerciais leves de julho, salta aos olhos, mais uma vez, a aceitação dos produtos da BYD no mercado interno. A marca chinesa acumulou no mês passado perto de 23,5 mil emplacamentos, participação de 8,9%, a quarta maior do setor.
Frente às 9,7 mil unidades que entregou aos clientes finais em igual mês do ano passado, a BYD cresceu acima de 140%, índice que representa 10 vezes o crescimento médio do mercado na mesma compração, da ordem de 15%.
Na prática, a BYD vendeu em julho, aponta a consultoria especializada Bright, 8,2 mil veículos a mais do que a quinta colocada Toyota (15,3 mil), sua mais próxima perseguidora, e 10 mil a mais do que a Hyundai.

A Fiat manteve-se com tranquilidade à frente do mercado ao licenciar 49 mil veículos, contra 42 mil da segunda colocada Volkswagen. Ambas praticamente repetiram os emplacamentos de julho de 2025, com ligeira variação negativa da Fiat e positiva da VW.
De qualquer modo, com participações de 18,5% e 15,8%, respectivamente, sustentaram grande margem sobre a terceira colocada General Motors, que se recuperou do fraco desempenho de meses anteriores ao negociar 29,2 mil unidades, 11% do total e 20% a mais do que em igual mês de 2025.
A GM, portanto, começa a se beneficiar da chegada do SUV compacto Sonic, que acumulou 3 mil unidades emplacadas, melhor resultado mensal desde que aportou nas concessionárias, em maio.
LEIA MAIS
→ Strada lidera em julho, mas BYD e Geely têm três modelos entre os dez mais vendidos
Toyota, com 15,3 mil licenciamentos, e Hyundai, 13,3 mil, perderam fôlego no mês passado, com baixas expressivas, superiores a 10% e 20% frente às vendas do ano anterior.
De outro lado, destaque para Honda, oitava colocada no mês, com 9,8 mil veículos, 33% a mais na comparação interanual e, mais ainda, para a GWM, que, por bem poucas unidades, apareceu à frente da Jeep na nona posição.
Para isso, a marca chinesa entregou aos clientes finais 9,3 mil automóveis e comerciais leves, contra 3,9 mil em julho de 2025, quase três vezes mais. Foi o melhor desempenho mensal de sua ainda breve história no País.
Foto: Divulgação
- Em julho, BYD abre larga vantagem de vendas sobre Toyota e Hyundai - 3 de agosto de 2026
- Vendas de veículos leves cresceram 15% em julho - 3 de agosto de 2026
- Strada lidera em julho, mas BYD e Geely têm três modelos entre os dez mais vendidos - 3 de agosto de 2026



