A Volkswagen encerrou a produção de veículos na conhecida fábrica transparente, em Dresden, na Alemanha. A decisão marca, pela primeira vez, o fechamento de uma unidade fabril em seu país de origem nos 88 anos de história da montadora. O fim das atividades ocorreu oficialmente na terça-feira, 16, com a montagem derradeira do elétrico ID.3 GTX.

A Volkswagen já havia sinalizado, no ano passado, possíveis cortes na produção devido a baixa demanda por carros elétricos, bem como por modelos tradicionais na Europa quanto na China, seu maior mercado. Também estão na conta da decisão, o impacto das tarifas sobre veículos importados no Estados Unidos.

LEIA MAIS

Volkswagen vendeu quase um quarto dos SUVs em novembro

O impacto (positivo) do Tera nas operações da Volkswagen

Volkswagen terá versões híbridas para todos os veículos sul-americanos

“Não tomamos de forma leviana a decisão de encerrar a produção de veículos na Fábrica Transparente após mais de 20 anos”, disse em comunicado Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen. “Do ponto de vista econômico, no entanto, isso foi absolutamente necessário.”

A fábrica de Dresden operava como volumes baixos se comparados com outras instalações da fabricante. A unidade iniciou atividades em 2001 com a produção do sedã de luxo Phanton que durou até 2016.

Também foi a casa do e-Golf entre 2017 e 2020, o que fez com que a fábrica se tornasse dedicada a modelos elétricos. Por fim, desde 2021, ficou responsável pela montagem de ID.3. Ao longo dos 24 anos, saíram de montagem em torno de 165 mil veículos.

O encerramento da fábrica afetou diretamente 230 empregados que receberam ofertas de indenização, transferência para outras unidades da Volkswagen ou aposentadoria antecipada.

A fabricante, no entanto, não está abandonando as instalações. O local será transformado em um centro de pesquisa com foco em inteligência artificial, robótica e design de chips. O plano é de que comece a funcionar até 2027.


Foto: Divulgação Volkswagen

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!