Com a demanda por carros elétricos aquém do que se esperava na Europa e em outras regiões do mundo, intensificam-se as pesquisas em torno de soluções que garantam maior durabilidade e autonomia para veículos do gênero, a fim de tornar tais produtos mais atrativos para potenciais clientes do segmento.
Em desenvolvimento há 3 anos em parceria com a Solid Power, a BMW iniciou testes na Alemanha com baterias totalmente em estado sólido (ASSB), tecnologia que permite maior densidade de energia em um sistema de armazenamento muito mais compacto em comparação com as soluções atuais.
LEIA MAIS
→Qualibat investe R$ 400 mil em laborário de baterias em Sorocaba
→BorgWarner prepara produção de nova linha de baterias
O modelo escolhido para as avaliações foi um i7, 100% elétrico . “O Grupo BMW e a Solid Power acreditam no potencial da tecnologia genuína ASSB. Com densidade de energia superior às tecnologias de bateria atuais, elas têm o potencial de proporcionar maior autonomia aos veículos, sem as desvantagens relacionadas ao peso do sistema de armazenamento”, comenta a montadora em comunicado divulgado esta semana.
Segundo a BMW, a bateria conceito integrada no veículo de teste combina princípios de construção já comprovados da quinta geração (células prismáticas em módulos) com novos e inovadores conceitos de módulo para integrar as células ASSB da Solid Power.
O que se investiga atualmente é o gerenciamento da expansão das células, assim como questões como o controle da pressão operacional e o ajuste das condições de temperatura.
“O uso das células da Solid Power com eletrólitos à base de sulfeto e sua integração completa em um pacote de baterias trará ao Grupo BMW informações importantes ao longo dos próximos meses do programa de testes”, complementa o comunicado, destacando serem ainda necessárias etapas adicionais de desenvolvimento para implementar a tecnologia ASSB em um sistema de armazenamento competitivo.
Foto: Divulgação/BMW


