Uma das principais montadoras de veículos da China, a Chery Auto quer ampliar seu poderio no mercado global, onde apareceu na 11ª coloçação entre as fabricantes que mais venderam veículos no ano passado. Para 2025, a meta é atingir 3 milhões de unidades. Até agosto, vendeu 1,73 milhão de veículos.
Movimento importante para se posicionar em patamar global mais elevado será realizado este mês. A empresa deve fazer sua oferta pública inicial (IPO), começando as negociações até o final de setembro na Bolsa de Valores de Hong Kong.
Com a abertura, a empresa busca levantar algo entre US$ 1,5 bilhão a US$ 2 bilhões, recursos que serão encaminhados para desenvolvimento de automóveis de passageiros, tecnologias automotivas, modernização de instalações industriais e, claro, expansão da presença em mercados internacionais.
LEIA MAIS
→ Caoa-Changan estreia no Salão do Automóvel
→ Caoa Chery reduz preços de versões plug-in
As vendas de veículos do grupo atingiram 2,6 milhões de unidades no ano passado, recorde absoluto e resultado 38,4% maior do que no ano anterior. As exportações somaram 1,14 milhão de embarques, robusto crescimento de 21,4% na mesma comparação.
No mês passado, as marcas da Chery vendeu 242,7 mil veículos. As exportações de 129,5 mil unidades representaram recorde mensal e consolidaram a empresa como a maior exportadora chinesa de automóveis.
Ao longo dos primeiro oito meses de 2025, a Chery Auto já negociou 1,7 milhão de unidades, crescimento de 14,5% ante igual período do ano passado. Os embarques para diversos continentes alcançaram 799 mil veículos, avanço de 10,8%. A marca Chery, sozinha, respondeu por 1,08 milhão de unidades.
Recordes no Brasil
A Chery participa do mercado brasileiro por meio de parceria com o Grupo Caoa, que produz utilitários esportivos em Anápolis, GO. De janeiro a agosto foram negociados no mercado interno 41,7 mil veículos sob a marca Caoa Chery, 3,4% das vendas totais de automóveis de passeio.
No mês passado, a Caoa Chery estabeleceu recorde de vendas e produção. A rede de concessionárias da marca entregou aos clientes finais exatas 6.750 unidades do Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, todos montados em Goiás, e do sedã importado Arrizo 6. No varejo, a a marca atingiu a 7ª posição no mês, com 6,7% de participação, o maior índice desde 2017, ano de início da parceria.
Em agosto, saíram das linhas de montagem de Anápolis 7 mil SUVs, também maior volume em oito anos. “Os números de agosto confirmam o que vínhamos construindo: crescimento consistente e um portfólio competitivo”, comemora Roberto Pedrosa, diretor Comercial da Caoa.
Foto: Divulgação


