Por Alzira Rodrigues

Com a presença de autoridades federais e estaduais, a cerimônia de abertura do 27º Congresso Fenabrave, na manhã de terça-feira, 7, foi palco de defesa das reformas trabalhista, previdenciária e, principalmente, a tributária. O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr, aproveitou a solenidade para defender uma simplificação do processo de arrecadação de impostos.

“Somos contra a criação de novas alíquotas e o aumento de impostos. Se houver uma simplificação do processo arrecadatório o próprio governo sai ganhando. A informalidade cai e mais gente passa a pagar impostos”, comentou Assumpção Jr., lembrando da elevada carta tributária incidente no setor automotivo brasileiro.

Dentre as autoridades presentes na cerimônia de abertura estavam o presidente da República, Michel Temer, e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin. O Congresso Fenabrave, que tem por tema “Confiança, é preciso acreditar para vencer, segue no Transamérica Expo Center, em São Paulo, até o final da tarde desta quarta-feira, 9.

O evento reúne cerca de 3 mil concessionárias de todas as marcas de todos estados brasileiros, contemplando mais de vinte palestras voltadas ao novo modelo do negócio da distribuição automotiva, com a participação de especialistas nacionais e internacionais do setor. “O intuito é preparar as redes para um novo mercado, no qual a concessionária terá um papel importante no processo de mudança já em curso, principalmente com relação ao comportamento do consumidor e estrutura das empresas”, comenta o presidente da Fenabrave.

Após a solenidade de abertura, Assumpção Jr. analisou  o mercado brasileiro. Diz que vê possibilidade de melhorias neste segundo semestre. “A inflação está abaixo da meta do governo e os juros estão caindo. O que falta agora é a volta da confiança do consumidor. Se ela voltar, poderemos até revisar os números de crescimento do mercado”. A Fenabrave já reviu de 3,5% para 4,2% a perspectiva de crescimento das vendas internas de automóveis e caminhões leves para este ano.


Foto: Divulgação/Fenabrave

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!