Por Alzira Rodrigues

O bom desempenho de agosto, quando o setor automotivo registrou o maior volume de vendas desde dezembro de 2015, ampliou para 5,3% o índice de crescimento do mercado interno no acumulado do ano. Computando-se automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, foram emplacadas 216,5 mil unidades no mês passado, num total de 1,42 milhão no ano. Nos primeiros oito meses de 2016 foram comercializados 1,35 milhão de veículos. Em julho, o índice de crescimento anual estava em 3,4%.

Os dados foram divulgados na sexta-feira, 1, pela Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, e indicam que em agosto as vendas de veículos cresceram 17,2% em relação a julho e 17,7% no comparativo com o mesmo mês do ano passado. O desempenho no comparativo mensal é positivo tanto em automóveis e comerciais leves como também em caminhões e ônibus.

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado do mês passado reflete a percepção, por parte de consumidores e investidores, de que a economia está melhorando: “A queda nas taxas de juros e as boas notícias relativas à retração do nível de desemprego fizeram com que a confiança do consumidor aumentasse”.

Também foi favorável, na sua avaliação, a queda do índice de inadimplência, que começou a refletir diretamente na aprovação de crédito para compra de automóveis e comerciais leves. A média diária de vendas nesse segmento cresceu 7,1% em agosto com relação a julho.

Segmentos – No acumulado do ano, foram emplacados 1,38 milhão de automóveis e comerciais leves, 5,84% a mais do que nos primeiros oito meses de 2016. As vendas de caminhões atingiram 30,8 mil unidades, com queda de 10,7% no mesmo comparativo. No segmento de ônibus foram licenciadas 9,8 mil unidades, retração de 5,4%.

É positivo, no entanto, o desempenho do mercado de caminhões em agosto com relação a julho e ao mesmo mês do ano anterior. Com 4,8 mil caminhões comercializados no mês passado, as altas foram de, respectivamente, 6,5% e 9,95. O mesmo acontece com o segmento de ônibus, que teve venda de 1,8 mil unidades em agosto e expansões de, respectivamente, 225,8% e 30,4%.

O balanço da Fenabrave também contempla motocicletas e implementos rodoviários. No primeiro caso as vendas no ano totalizam 574 mil unidades, volume 17,8% inferior ao registrado nos primeiros oito meses do ano passado. Com relação aos implementos rodoviários, foram comercializadas 15,7 mil unidades, queda de 6,6% no mesmo comparativo.


Foto: Divulgação/Fenabrave

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!