Por Alzira Rodrigues

A produção de veículos manteve-se em alta em outubro e a indústria contratou mais 432 funcionários no mês, totalizando 1.860 novos empregos desde julho. Saíram das linhas de montagem total de 249,9 mil veículos, o que representou crescimento de 42,2% sobre os 175,7 mil de outubro de 2016 e de 5,3% frente aos 237,3 mil de setembro passado. A produção atingiu 2,24 milhões de unidades no acumulado do ano, alta de 28,5% em relação aos primeiros dez meses do ano passado, quando foram fabricados 1,74 milhão de veículos.

Ao divulgar os dados na quarta-feira, 8, o presidente da Anfavea, Antonio Megale, mostrou-se otimista tanto quanto à recuperação do mercado interno como também do externo: “O ritmo médio diário de vendas internas se mantém acima das 9,5 mil unidades, sinal da retomada da confiança diante de indicadores econômicos positivos, como redução do desemprego, inflação em baixa e queda da taxa de juros. Estamos caminhando para voltar a emplacar acima de 10 mil veículos/dia”.

O presidente da Anfavea fez questão de destacar os números positivos do quadro de mão de obra no setor. Além das novas contratações, reduziu-se sobremaneira o número de funcionários afastados das montadoras: “Em setembro, eram 5,8 mil empregados em regime de layoff ou PSE, Programa de Seguro Emprego. Esse número baixou para 3,5 mil em outubro. Em relação a março de 2016, quando o número de afastados chegou a 38,8 mil, houve o retorno de 35,3 mil trabalhadores para as linhas de montagem”.

Sobre o atual momento econômico, Megale elogiou a reforma trabalhista que entrar em vigor no próximo dia 11 e defendeu a necessidade de haver encaminhamento da reforma previdenciária para que não haja retrocesso no País.

O mercado interno, conforme já havia divulgado a Fenabrave, atingiu 202,9 mil emplacamentos em outubro, expansão de 27,6% sobre o mesmo mês do ano passado e de 1,8% sobre setembro. No ano, a alta é de 9,3%, com 1,82 milhão de unidades comercializadas até outubro versus o total de 1,67 milhão dos primeiros dez meses de 2016. As exportações já somam 627,8 mil unidades, volume 56,7% superior ao do mesmo período do ano passado, com 400,6 mil unidades embarcadas.


Foto: Divulgação/Anfavea

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!