A Volvo se prepara para começar a produzir caminhões com aço livre de fósseis. Uma parceria de fornecimento com a siderúrgica sueca SSAB providenciará o insumo, incialmente, para os caminhões elétricos produzidos na Europa.

A programação prevê o início da operação no terceiro trimestre deste ano e fará a fabricante, a primeira montadora de caminhões a adotar a matéria-prima.

O aço verde é produzido a partir de fontes de energias limpas, no caso do produto da SSAB, o hidrogênio faz parte do processo. Ainda que em baixa escala, o componente começará a ser usado nas longarinas dos caminhões. Segundo a Volvo, conforme a disponibilidade do produto aumentar, outras partes do veículo passarão ser produzidas com a matéria-prima.

“Vamos aumentar o uso de materiais livres de fósseis em todos os nossos caminhões para torná-los ‘zero emissões’ não apenas em operação, mas também quando se trata dos materiais com que são produzidos”, diz em nota Jessica Sandström, vice-presidente sênior de Gestão de Produto da Volvo Trucks. “Estamos continuamente nos esforçando para minimizar ainda mais nossa pegada climática, caminhando para uma maior circularidade, tanto em nossas operações quanto em nossos caminhões.”

De acordo com a Volvo, atualmente em torno de 30% dos materiais de um caminhão Volvo têm origem em materiais reciclados, bem como até 90% do veículo podem ser reciclados ao fim de sua vida útil.

LEIA MAIS

→ZF comprará 10% de aço verde globalmente

→Volvo Trucks iniciará produção de baterias na Bélgica

→Volvo lidera mercado de caminhões elétricos na Europa


Foto: Volvo Trucks/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!