Diante da pandemia do Covid-19 e da consequente demanda crescente por máscaras N95, a Cummins e a DuPont decidiram unir forças e fornecer material para a produção desses equipamentos em ação que que abrange vários países, incluindo Estados Unidos e Brasil.

Na iniciativa conjunta, a Cummins coloca à disposição o material NanoNet®, em complemento com a membrana híbrida da DuPont. Segundo a fabricante de motores e geradores, esses materiais são encontradas em filtros de ar, combustível e lubrificante e também podem ser usadas nas máscaras N95 utilizadas pelos profissionais de saúde. São capazes de filtrar as partículas transportadas pelo ar que podem espalhar o coronavírus.

“Com muitos dos principais fabricantes de máscaras do mundo precisando de materiais críticos para montar esses equipamentos de proteção individual e lutando para atender à demanda, a Cummins usará a tecnologia de filtro pré-existente em parceria com a DuPont para ajudar com o fornecimento”, revela Amy Davis, vice-presidente da Cummins Filtros.

Segundo a fabricante, testes com o NanoNet®, usando um método padrão do setor, mostraram que o material excedeu aos requisitos de desempenho para a designação N95, que significa que o respirador pode impedir que pelo menos 95% das partículas entrem pelo nariz e boca do usuário.

A partir dos testes, as instalações da Cummins forneceram amostras do material para os fabricantes em todo o mundo verificarem sua eficácia. Elas ainda precisam ser examinadas e aprovadas pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), nos EUA.

No aguardo dessa aprovação, a empresa informa, em nota, que “já se prepara para fazer sua parte e ajudar a aliviar o fardo que o setor de saúde enfrenta”. No Brasil, a Cummins Filtros também está em fase de aprovação com os órgãos competentes para o uso do elemento filtrante nas máscaras N95 e/ou PFF2.

“Estamos trabalhando o mais rápido possível com as autoridades de saúde e outros parceiros para ajudar a certificar os produtos com nossos materiais e preparar nossas instalações para atender toda a demanda”, acrescentou Davis.

LEIA MAIS

Covid-19: Cummins paralisará produção de motores.

Renault alia produção de máscaras a projeto social

Os primeiros protótipos de máscara com a mídia doada pela Cummins foram montados pelas equipes da Universidade de Minnesota em março, como parte de uma iniciativa para fornecer máscaras à M Health Fairview e outros sistemas de saúde baseados em Minneapolis.


Foto: Divulgação/Cummins/DuPont

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!