Por Redação

Após uma série de quedas em 2017 no comparativo anual, a indústria de implementos rodoviários conseguiu praticamente empatar as vendas de reboques e semirreboques com as do ano passado. No acumulado de janeiro a outubro comercializou 19.974 produtos, número bastante próximo ao do mesmo período de 2016, quando foram comercializadas 20.090 implementos pesados.

“O setor praticamente zerou suas perdas. Isso representa um momento importante no processo de recuperação da indústria”, disse Alcides Braga, presidente da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, ao divulgar os dados do setor na quinta-feira, 9. A retração de apenas 0,58% no acumulado do ano é vista pela entidade como o início de um processo de retomada da indústria de reboques e semirreboques.

Em contraste com o segmento de pesados, que sinaliza crescimento a partir de agora, o de implementos leves ainda indica queda no ano. Foram comercializadas nos primeiros dez meses do ano total de 27,7 mil carrocerias sobre chassi, volume 13,7% inferior ao do mesmo período de 2016, quando as vendas atingiram 32,1 mil unidades.

No total, a indústria entregou ao mercado interno até outubro 47.685 produtos contra 52.224 unidades em igual período de 2016, retração de 8,69%, a menor apurada no ano. “A queda de mercado ainda é puxada pelo resultado do segmento leve porque o comércio urbano ainda não reagiu”, informa o presidente da Anfir.

Há, no entanto, boas perspectivas para os dois segmentos a partir dos negócios encaminhados na Fenatran e ainda não contabilizados no balanço do setor. Com a presença de 23 associadas no maior evento de transporte da América Latina, a Anfir apurou junto aos participantes que foram negociadas em torno de 150 unidades no segmento de leves e 2 mil no de reboques e semirreboques. “Esses negócios vão gerar emplacamentos ao longo dos próximos meses, quando então aparecerão em nossas estatísticas”, informou Braga.


Foto: Divulgação/Randon

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!