Qual a cor de carro preferida do consumidor brasileiro? A pergunta é recorrente, mas as respostas nem sempre são precisas. No entanto, basta uma rápida observação das ruas, estradas, estacionamentos e garagens para que não haja dúvida das potenciais candidatas ao topo do ranking.

O Estado de São Paulo, maior mercado de veículos do Brasil, responsável sozinho por quase um terço de todos os emplacamentos, é a melhor e maior vitrine para se estabelecer a realidade.

Aqui é patente a preferência pelo prata, uma predominância tão grande que deixa a paisagem da cinzenta cidade de São Paulo ainda mais monocromática.

Mas, neste caso, São Paulo não parece ser uma síntese bem acabada de toda a frota nacional de automóveis e comerciais leves. Ok, segundo levantamento do KBB, site americano de preços de veículos que acaba de chegar ao Brasil, o prata é realmente a cor mais frequente nos veículos brasileiros, mas sua vantagem não é tão grande assim.

Ele está presente em  aproximadamente 32% da frota, enquanto o preto, a segunda cor mais vendida, vem logo atrás, com 26% dos emplacamentos. O branco  é escolhido para 21% dos carros, o mesmo porcentual de todas as demais  cores juntas.

Enfim, o Brasil tem hoje  uma frota “ton sur ton”!  Bem diferente do que se via nos idos dos anos 70 e 60, quando vermelho, azul”calcinha”, bege, amarelo e grande variedades de verde predominavam nas ruas e o prata metálico era para poucos. (George Guimarães)

 

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!