Mercado

Desempenho negativo dos seminovos

Caiu a demanda por veículos com até três anos de uso, mas cresceram os negócios com os usados mais velhos

Por Alzira Rodrigues

Na contramão do mercado de veículos O km, as vendas de seminovos, aqueles com até três anos de uso, começaram o ano em baixa. Foram comercializadas 220.129 unidades em janeiro, com queda de 50,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando tal volume atingiu 443,9 mil. Também há queda de 8,4% no comparativo com dezembro (240,3 mil).

Já os veículos com mais tempo de uso tiveram altas expressivas no comparativo anual. Os veículos com 4 a 8 anos de uso tiveram vendas ampliadas em 35,7%, totalizando 464 mil unidades. Os negócios relativos a veículos com idade de 9 a 12 anos cresceram ainda mais, alta de 78,5%, atingindo 206,2 mil transações. E os chamados velhinhos, com mais de 12 anos, tiveram demanda ampliada em 31,4%.

Os dados, divulgados na segunda-feira, 5, pela Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veiculos Automotores, incluem automóveis, comerciais leves, veículos pesados e motocicletas. O segmento de duas rodas responde por 30% do total das vendas computadas pela entidade.

É curioso notar que no período do auge da crise do setor automotivo, de 2013 a 2016, a venda de seminovos subia enquanto a de O km caia, refletindo uma migração do consumidor do carro novo para aquele com pouco tempo de uso. No ano passado os dois segmentos mostraram comportamento similar. Já este ano, verifica-se uma migração inversa, ou seja, o consumidor está preferindo o O km ao seminovo.

No total, incluindo todos os veículos computados pela Fenauto, o mercado de veículos usados atingiu 1.145.183 unidades, com crescimento de 5,1% sobre janeiro do ano passado. Em relação a dezembro, mês tradicionalmente mais forte no mercado automotivo, houve queda de 14,1% no balanço geral da Fenauto.

O presidente da entidade, Ilídio dos Santos, afirma que, “apesar de ser muito cedo para uma previsão sobre o comportamento do mercado neste ano, a Fenauto acredita que, se mantido esse movimento constante, os níveis tradicionais de vendas do mercado devem se estabilizar positivamente em 2018.”


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Vedamotors participa de feira na Colômbia

Evento destinado ao segmento de duas rodas acontece de 2 a 5 de maio em…

% dias atrás

AEA promove seminário de segurança e conectividade

Além de representantes das autopeças e montadoras, evento terá participação de Margarete Gandini, do MDIC

% dias atrás

Librelato nomeia Adalgisa Porto diretora de Gestão de Pessoas

Executiva comandará a área também nas demais empresas do grupo

% dias atrás

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás