Indústria

Anfavea apoia proposta de criação do Ministério da Produção, Emprego e Comércio

A entidade é uma das dez que assinam documento enviado ao novo governo

A Anfavea está entre as dez entidades representantes do setor industrial que levaram a Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro ministro da Casa Civil do governo recém-eleito, a proposta para a criação do Ministério da Produção, Trabalho e Comércio, que abrangeria a atual pasta do Trabalho e também da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

“Nós da Anfavea, junto com outras entidades, acreditamos que seria um bom modelo para o Brasil”, comentou na quinta-feira, 8, o presidente da entidade, Antonio Megale. Na sua avaliação, um ministério desse tipo contribuiria para estreitar a relação entre capital e trabalho.

A iniciativa, na prática, é uma reação ao projeto do novo governo de incorporar o MDIC ao Ministério da Economia, um super ministério que também reunirá Fazenda e Planejamento e será comandado pelo economista Paulo Guedes. A indústria, em geral, não vê com bons olhos o fim do MDIC, que hoje serve de base para o setor encaminhar seus pleitos e necessidades junto ao governo federal.

A ideia de reunir produção e trabalho em uma única pasta, segundo as entidades signatárias da proposta, iria ao encontro do objetivo do novo governo de reduzir a estrutura do Estado e também a burocracia existente hoje no País, favorecendo maior produtividade e competitividade para o setor industrial.

 

Além da Anfavea, assinam o documento a Abimaq, Abinee, Abicalçados, Abiquim, Abit, Abrinq, AEB (de comércio exterior), Cbic (da construção civil) e o Instituto Aço Brasil. Com apenas uma página, o documento com a proposta da criação do Ministério da Produção, Emprego e Comércio foi entregue ao futuro ministro da Casa Civil na semana passada.

“A junção entre produção e trabalho é uma mudança de paradigma, que busca desburocratizar e aprimorar a relação capital-trabalho, facilitando assim a colaboração entre as partes e promovendo o empreendedorismo, a inovação, a produtividade e a competitividade da economia brasileira”, diz um dos trechos do documento.


Foto: Divulgação/Anfavea

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Diretoria de Gente e Gestão, a novidade da HPE no Brasil

Naasson Almeida assume o novo cargo a partir de 1º de maio

% dias atrás

Auto Viação Progresso renova frota com Volvo e Marcopolo

Transporte de passageiros

% dias atrás

ID.Polo é a peça de resistência da VW contra as chinesas na Europa

Hatch elétrico tem preços a partir de € 25 mil e versão com 454 km…

% dias atrás

Venda de veículos comerciais na Europa chega em alta de 3% ao fim do 1º trimestre

Acea avalia como um movimento de recuperação ainda que a base baixa contribua com o…

% dias atrás

Segurança e Conectividade em debate no seminário da AEA

O macrotema do evento é “Segurança conectada: inovação e responsabilidade na estrada do futuro”

% dias atrás

Salão de Pequim: centro de gravidade da indústria por seu gigantismo.

Os chineses superaram a fase de inspiração, às vezes simples cópias descaradas, para criar seus…

% dias atrás