Desde o ano passado a JAC Motors Brasil, operação comandada pelo Grupo SHC, se tornou marca exclusiva de utilitários esportivos no Brasil – a única exceção é caminhão leve V260. Nesta quinta-feira, 14, a montadora oficializou o início das vendas de seu quarto SUV aqui: o T80, mais luxuoso da marca.

O modelo de sete lugares é também o maior e mais caro da linha, que já conta com o T40, T50 e, ainda em regime de pré-venda, o elétrico IEV 40. Sua versão única custa R$ 139,9 mil e tem motor de quatro-cilindros 2.0 turbo de 210 cv, câmbio automático de dupla embreagem e seis velocidades.

 Com a tração apenas dianteira, o T80 acelera de zero a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 217 km/h de velocidade máxima, segundo a fabricante de 217 km/h.  O modelo é grandalhão, pesa 1.775 quilos e tem 4,79 metros de comprimentoe 1,90 m de largura. A distância entre-eixos é de generoso 2,75 m. O porta-malas comporta de 620 litros.

A exemplo dos demais veículos da marca, o novo SUV não deixa nada a desejar em conteúdo tecnológico e de conforto na comparação com a grande maioria dos concorrentes ocidentais. Dispõe, por exemplo, de direção elétrica progressiva, seis air bags, bancos dianteiros com ajustes elétricos e até refrigeração, aquecimento e massageador no do motorista.

 

Há sensores de chuva, de estacionamento na frente e atrás, revestimento em couro dos bancos. Imagens das câmeras de ré e 360 graus são exibidas em tela multimídia de 10 polegadas no console central. O T80 tem outra tela de LCD de 12.3 polegadas configurável  que abriga o quadro de instrumentos. Pacote opcional de R$ 6 mil traz  sistema de som de alta fidelidade Infinity com 280 watts de  dez alto-falantes  e teto solar panorâmico.

Anúncio
Com essas características e faixa de preço, o T80 deve ser mais uma alternativa para os consumidores que hoje têm ses olhos para, por exemplo,  Jeep Compass ou o importado VW Tiguan. O segmento de SUVs no mercado interno já acumula cerca de quarenta modelos e superou as 512 mil unidades vendidas em 2108, 24,4% do mercado total de automóveis e comerciais leves.

Os utiliários esportivos da JAC têm ainda tímida participação, somaram cerca de 3,7 mil unidades no ano passado. O líder absoluto foi o T40, com quase 2,9 mil emplacamentos, segundo levantamento da Fenabrave.

LEIA MAIS

→JAC inicia pré-venda de SUV elétrico

JAC lança T50 e anuncia importação de picape e carro elétrico


Foto: Divulgação/JAC