Com o objetivo de ampliar ainda mais seu portfólio de eletrificação e especialização em sistemas, a BorgWarner acaba de fimar joint venture com a Romeo Power Technology, fornecedora de tecnologia de packs e módulos de bateria. A BorgWarner será a acionista majoritária, com 60% de participação.

O investimento de capital e a joint venture, focada inicialmente em desempenho e veículos leves, devem ser concluídos no segundo trimestre de 2019, “sujeito à satisfação das condições habituais de fechamento”, conforme nota da empresa. A BorgWarner ocupará dois lugares na diretoria da Romeu.

“Esta joint venture não apenas complementa nosso sólido portfólio de propulsão como também preenche uma lacuna no mercado entre os fabricantes de células de bateria e os clientes de veículos híbridos e elétricos”, explica Joel Wiegert, presidente e gerente-geral da BorgWarner Morse Systems.

Michael Patterson, fundador e CEO da Romeo Power Technology, avalia que esta nova joint venture ajuda a Romeo a dar o próximo passo no setor de mobilidade com baterias, acrescentando a escala e os recursos que a BorgWarner oferece.

“A Romeo tem uma equipe fantástica que realizou muito nos últimos quatro anos. Esta parceria dá continuidade ao nosso progresso, com capacidade e recursos para expandir e cumprir nossa missão de promover a tecnologia energética”, ressalta Patterson.

A aquisição estratégica da BorgWarner de empresas envolvidas na eletrificação começou em 2015 com a aquisição da Remy International, fabricante líder em componentes elétricos rotativos, como alternadores, motores de partida e motores elétricos de tração para a indústria de veículos automotores e comerciais.

Em 2017, adquiriu a Sevcon, um player global em tecnologias de eletrificação. Este ano, em fevereiro, a BorgWarner anunciou a criação da Cascadia Motion e a aquisição de duas empresas sediadas no Oregon, a Rinehart Motion Systems LLC e a AM Racing, que se fundiram em uma nova empresa com foco em soluções elétricas e propulsão híbrida para nichos e aplicações emergentes.


Foto: Divulgação/Borgwarner

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!