Balanço do desempenho da indústria de implementos divulgado pela Anfir na segunda-feira, 9, apresenta um crescimento de 40,6% nas entregas de produtos. No acumulado até agosto, o mercado transportador absorveu 78,4 mil unidades contra 55,8 mil anotada um ano antes.

Em movimento semelhante ao que se verifica no mercado de caminhões, também é o segmento de pesados que traciona o resultado positivo. Nos oito primeiros meses, os licenciamentos de reboques e semirreboques somaram 42,5 mil unidades, volume 51,1% superior ao apurado no mesmo período do ano passado, de 28,1 mil carretas.

Ainda que apresente crescimento, o segmento de leves não acompanha o ritmo tocado pelos pesados. De janeiro a agosto, foram instaladas 35,9 mil carrocerias sobre chassi, em alta de 29,3% sobre o volume negociado há doze meses, de 27,6 mil implementos.

Para a Anfir, a diferença de 6,5 mil unidades de um segmento para outro acende um sinal de cautela em relação à recuperação de mercado. “A economia nos centros urbanos ainda não reagiu com força e já estamos no segundo semestre”, resume em nota Norberto Fabris, presidente da associação dos fabricantes de implementos.

LEIA MAIS

Anfir: venda de implementos cresce 45% no semestre.

Indústria de implementos fecha novos negócios no México

O horizonte próximo, no entanto, com a Fenatran, de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, a Anfir espera anotar mais um impulso nos negócios. Na edição 2019, o segmento de implemento estará representado por 46 fabricantes, 25 empresas a mais em relação ao número de marcas presentes na feira anterior, de 2017.

“Com o dobro de associados no evento e somado ao fato de que estamos em plena curva positiva de recuperação, é bem provável que as empresas realizem mais negócios”, afirma. “Esperamos que o restante do segundo semestre traga algum alento para os negócios urbanos, que impulsionam as vendas de carroceria sobre chassis”.


Foto: Randon/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!