A Volkswagen Caminhões e Ônibus incorporou no portfólio solução que coloca a tração no terceiro eixo de um cavalo-mecânico 6×2, o chamado pusher. A configuração é habitualmente aplicada nas operações nas quais há necessidade de semirreboques muito longos, por exemplo, cegonhas.

Foi especialmente para a aplicação cegonheira que o projeto ganhou espaço. A Gabardo, empresa especializada no transporte de veículos trouxe para a sua frota um Constellation 25.360 6×2 equipado com eixo pusher.

“O termo pusher, traduzido de forma literal para o português, quer dizer ‘empurrador’, pois o eixo trativo é terceiro, diferentemente das configurações 6×2 convencionais, em que tração se dá no segundo eixo”, diz em nota Mario Prado, supervisor de conceituação do produto da VWCO, líder do desenvolvimento desenvolvimento do caminhão para a Gabardo.

LEIA MAIS

→VWCO incorpora câmbio automatizado no Delivery

→VWCO reforça opções em semipesados

Segundo a empresa, além da solução permitir adequar o comprimento da composição à regulamentação, o pusher proporciona melhores níveis de conforto e dirigibilidade, em particular quando o eixo auxiliar é suspenso. “Em condições de piso escorregadio, por exemplo, esse benefício é percebido ainda mais facilmente, pois aumenta a segurança na condução da composição.”

O Constellation 25.360 6×2 pusher demandou perto de um ano de desenvolvimento em parceria com a Gabardo. O modelo traz ainda suspensão traseira pneumática com quatro bolsas por eixo, o que concede mais conforto ao condutor. O veículo também conta com sistema de controle eletrônico da suspensão com monitoramento de carga nos eixos, por meio de um display no painel.


Foto: VWCO/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!