Indústria

Indústria automobilística argentina segue no vermelho intenso

Produção e vendas de veículos caem 34,9% e 48,3% no ano, respectivamente

O fim dos bonus concedidos na metade do ano para a compra de veículos nacionais comprovou o que se temia: produção e vendas na Argentina não reagem e seguem ladeira abaixo. Em setembro, novamente os números foram negativos nos dois casos.

Nos 21 dias úteis do mês passado, saíram das linhas de montagem argentinas 27,7 mil veículos, queda de 10,2 % sobre o resultado de agosto, período ainda em que os descontos sobre os preços finais exerciam alguma influência positiva sobre a produção, e de 25,7 % diante do total alcançado no mesmo mês do ano passado.

Esse desempenho deu sequência à série de recuos mensais que resultaram em queda acumulada de 34,9% em 2019. De janeiro a setembro, foram fabricados na Argentina somente 241,3 mil automóveis e utilitários.

Linhas de proução cada vez mais ociosas refletem sobretudo o pequeno fluxo de clientes nas concessionárias, que receberam das montadoras 26,9 mil veículos em setembro, 29,3 % a menos do que em agosto e expressivos 37 % abaixo do que foi negociado no atacado no mesmo mês de 2018.

O recuo anual, porém, é ainda mais doloroso para um setor que até recentemente imaginava vender perto de 1 milhão de veículos ao longo de um ano. Nos nove meses corridos de 2019, foram entregues aos distribuidores 291,2 mil unidades, queda de nada menos 48,3% sobre igual período do ano passado.

LEIA MAIS

→ Honda encerrará produção de automóveis na Argentina

→Livre comércio entre Argentina e Brasil fica para 2029

Com 21,6 mil veículos embarcados, as exportações foram as únicas atividades da indústria automobilística argentina a registrar crescimento em ao menos um comparativo. Ainda assim, o mensal: superaram o resultado de agosto em 14,4%, mas ficaram 7,8% aquém do número registrado um ano antes.

Mas ao longo de 2019, o quadro das exportações também não motiva qualquer tipo de comemoração. Passaram pelos portos rumo a outros mercado até setembro, principalmente para o Brasil, 168 mil automóveis e comerciais leves, queda de 15,3% na comparação anual.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Acelerada, Foton cresce vendas bem acima do mercado

Com montagem local, marca amplia portfólio de produtos e segmentos

% dias atrás

Nissan abre 51 vagas de estágio

Programa contempla fábrica de Resende e escritório em São Paulo. Inscrições até 29 de maio.

% dias atrás

Importações de autopeças chinesas disparam em março

No trimestre, a alta é de 9,1%. No mês, contudo, expansão de 35% no comparativo…

% dias atrás

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

New Holland anuncia nacionalização de plataformas de corte

Iniciativa aportou R$ 100 milhões na unidade de Curitiba, que abastecerá mercado da América Latina

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás