A Cummins anunciou uma próxima etapa em sua estratégia de sustentabilidade ambiental. Chamado do Planet 2050, o plano tem metas ambiciosas e elaborado a partir de três prioridades: abordar as mudanças climáticas e as emissões atmosféricas, usar os recursos naturais da maneira mais sustentável e melhorar as comunidades.

LEIA MAIS

→Cummins apresenta caminhão movido a célula de combustível

→Cummins busca maior participação em pesados

A estratégia tanto atender quanto exceder os objetivos ambientais do Acordo de Paris, inicialmente com oito ações específicas até 2030, como:

  • Reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa de instalações e operações em 50%;
  • Redução em 25% das emissões absolutas de gases de efeito estufa ao longo da vida útil de produtos recém-vendidos;
  • Realizar parceria com os clientes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de produtos em campo em 55 milhões de toneladas;
  • Reduzir as emissões de compostos orgânicos voláteis das operações de pintura e revestimento em 50%;
  • Criar um plano de ciclo de vida circular para que cada peça use menos, use melhor e use novamente;
  • Gerar 25% menos desperdício em instalações e operações como porcentagem da receita;
  • Reutilizar ou reciclar com responsabilidade 100% dos plásticos das embalagens e eliminar os plásticos de uso único em instalações para refeições, instalações de funcionários e eventos;
  • Reduzir o consumo absoluto de água nas instalações e operações em 30%.

“Nossas comunidades e nossos negócios dependem de nossa resposta coletiva para melhorar a saúde do planeta e, ao mesmo tempo, criar prosperidade para todos”, diz em nota Tom Linebarger, presidente e diretor executivo da Cummins Inc. “Está claro que governo, empresas, organizações não-governamentais e comunidades devem-se unir a uma ação rápida e decisiva para enfrentar as ameaças ambientais que enfrentamos.”

De acordo com a companhia, a Cummins fará investimentos para atingir as metas, o que exigirá novas tecnologias e recursos para chegar em 2050 com produtos e processos livres da emissão de carbono. “Como nossas comunidades e negócios dependem de um planeta mais saudável, vamos tomar ações fortes sobre as mudanças climáticas, trabalhar em direção a um futuro em que não desperdicemos nada, além de garantir que nossas comunidades sejam melhores”, reforça Brian Mormino, diretor executivo de estratégia e conformidade ambiental mundial da Cummins.

A empresa adianta que no ano que vem lançará mais um programa ambiental estratégico para alinhar seus esforços e afirmar seu compromisso com o meio ambiente como uma das três áreas prioritárias da comunidade da empresa.


Foto: Cummins/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!