O hatch compacto Toyota Yaris foi o campeão geral da 6ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação. O modelo teve depreciação de apenas 7,1% em um ano de uso, constatada em pesquisa que comparou dados de agosto deste ano com os preços praticados na venda do mesmo veículo 0 km em idêntico mês do ano passado.

No total foram contempladas 17 categorias, uma a menos do que a edição anterior. Foi extinta a de sedã grande por causa dos baixos volumes dos veículos desse segmento. A pesquisa abrangeu os 107 modelos 0 km mais vendidos no País, de 24 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 6ª edição, foram analisados veículos da Audi, BMW, Caoa Chery, Citroën, Ford, JAC, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Suzuki e Volvo.

Os vencedores e suas respectivas categorias, com os devidos índices de depreciação no período, foram Volkswagen uP! (Entrada – 8,1%), Volkswagen Golf (Hatch Médio – 12,1%), Mini Cooper (Hatch Premium – 11,2%), Toyota Prius (Híbrido/Elétrico – 11,2%), Chevrolet Spin (Monovolume/Minivan – 11,8%), Volkswagen Spacefox (Perua – 16%), Volkswagen Saveiro (Picape Pequena – 9,6%), Fiat Toro (Picape Compacta – 12,2%), Toyota Hilux (Picape Média – 9,1%), Chevrolet Prisma (Sedã Entrada – 7,7%), Honda City (Sedã Compacto – 8,6%), Toyota Corolla (Sedã Médio – 9%), Hyundai Creta (SUV Entrada – 9,5%), Jeep Compass (SUV Compacto – 9,1%), Volkswagen Tiguan (SUV Médio – 9,4%) e Toyota SW4 (SUV Grande – 9%), além do próprio Toyota Yaris na categoria Hatch Compacto, com 7,1%
de depreciação.

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Seis modelos vencedores desta edição, segundo dados divulgados pelos organizadores, melhoram suas posições em relação à quinta edição do estudo, com índices de depreciação menores. São eles o Prius, Saveiro, Hilux, Prisma, Corolla e SW4. Essa variação positiva reflete o bom trabalho feito por seus fabricantes no no pós-vendas”.

Segundo Luiz Cipolli Junior, do departamento de pesquisa da Agência Autoinforme, a depreciação depende de vários fatores, dentre os quais o tamanho do carro, da marca e “da própria rede de revendedores, além do cuidado em relação ao pós-vendas e do volume de venda do modelo. “Daí a importância do selo”, destaca Cipolli Jr..

Os modelos hexacampeões do Selo Maior Valor de Revenda – Autos são o Toyota Hilux e o Toyota Corolla. O estudo, de acordo com os organizadores, considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto e os bônus concedidos pelas fábricas, dentre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.

Foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses e também não atingiram 1.000 unidades comercializadas no período, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo.


Foto: Divulgação/Toyota

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