Com o lançamento da terceira geração do seu icônico compacto, a FCA, Fiat Crhysler Automobiles, apresenta o novo Fiat 500, o primeiro carro da marca totalmente elétrico, que deverá chegar ao Brasil já no final deste ano. O modelo tem novo design, mais espaço e traz vários avanços tecnológicos, sendo pioneiro no segmento de automóvel urbano com direção autônoma de nível 2.

De acordo com a Fiat, os engenheiros começaram a projetar o modelo a partir de uma folha de papel em branco, para que pudessem trabalhar em todos os aspectos com a máxima atenção aos detalhes e escolher as melhores soluções. Considerando que autonomia e tempo de carregamento são duas questões principais para os clientes, esses itens foram prioridade no desenvolvimento do projeto.

As baterias de íons de lítio com capacidade de 42 kWh oferecem autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. Por meio de um sistema de abastecimento rápido, são necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km, mais do que o necessário paro o uso diário, e é possível carregar 80% da bateria em apenas 35 minutos.

Seu carregamento pode ser feito em casa, visto que ele conta com o Easy Wallbox, um sistema desenvolvido pela Engie EPS para otimizar o carregamento doméstico com uma tomada usual. “É uma solução simples e acessível que pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em casa com até 3 kW de energia”, informa a montadora.

LEIA MAIS

→Venda de veículos eletrificados triplica no Brasil

FCA terá elétricos e híbridos no Brasil a partir do fim do ano

O Easy Wallbox, segundo a empresa, está pronto para uma atualização de potência para 7,4 kW, fornecendo uma carga completa em casa em pouco mais de seis horas. O modelo também vem com um cabo Modo 3 para carregar diretamente em postos na rede pública.

O novo Fiat 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução de cada consumidor. Dentre outras novidades, vem com tecnologia de monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente.

O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas, pedestres. A centralização da faixa mantém o veículo no centro da via quando as marcações são identificadas corretamente.

Lançado há 63 anos, o 500, ou Cinquecento, estreou um novo conceito de mobilidade e liberdade na década de 1960. Com a segunda geração, lançada em 2007, o modelo tornou-se uma referência em moda e design italiano que conquistou o mundo.


Foto: Divulgação/FCA

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!