Balanço do desempenho do primeiro trimestre da indústria de implementos rodoviários divulgado na segunda-feira, 6, pela Anfir, revela que a pandemia do novo coranavírus interrompeu ciclo de crescimento, mas ainda não com força que se espera.

De janeiro a março, o mercado absorveu 25,3 mil reboques, semirreboques e carrocerias do sobre chassi, volume apenas 0,77% inferior ao apurado no mesmo período do ano passado, com 25,5 mil unidades.

Apesar de os números demonstrarem estabilidade, a Anfir admite que os desafios estão só começando. “Os emplacamentos de abril deverão trazer com mais força os efeitos da queda no desempenho da economia causada pela pandemia”, diz em comunicado Norberto Fabris, presidente da associação dos fabricantes. “Entendemos que todas as medidas para combater o vírus são necessárias e aceitamos as perdas materiais ao invés da perda de vidas. Teremos um período difícil pela frente.”

Por subsegmentos, a categoria de pesados, que reúne reboques e semirreboques, contabilizou no primeiro trimestre 13,1 mil licenciamentos, queda de 5,7% em comparação às 13,9 mil unidades emplacadas um ano antes.

A categoria de leves, de carrocerias sobre chassi, porém, ainda conseguiu se manter no positivo no primeiro trimestre em alta de 5,2%. De janeiro a março, foram entregues 12,1 mil implementos ante 11,5 mil produtos montados nos três primeiros meses de 2019.

O presidente da Anfir reforça que neste momento a prioridade é apoiar os colaboradores e suas famílias. “É muito importante evitarmos que o vírus se alastre comprometendo a saúde das pessoas. O Brasil vai continuar depois da pandemia e nós faremos nossa parte para recuperá-lo, junto com nossos colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores.”


Foto: Randon/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!