A Moto Honda da Amazônia decidiu prorrogar por mais uma semana as atividades em sua fábrica de Manaus, AM. A unidade teve a produção interrompida em 27 de março e deveria voltar a operar na próxima segunda-feira, 13, o que agora está previsto para 20 de abril. .

“Para essa decisão, a empresa considerou a saúde e segurança dos colaboradores, o agravamento na disseminação do novo coronavírus na cidade de Manaus e os impactos da pandemia no mercado de motocicletas”, declarou em nota a empresa.

A capital do Amazonas é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das cidades com maior incidência de contaminação pelo coronavírus e deve enfrentar crescimento abrupto de casos em abril. Até a terça-feira, 7, foram registrados mais de 630 infectados no estado, sendo 560 na capital.

LEIA MAIS

→ Honda Moto investe em protótipo de respiradores

Os cerca de 6,2 mil funcionários da Honda permanecem em férias coletivas desde o dia 30. Antes, compensaram três dias com banco de horas. Parte da equipe administrativa segue trabalhando em remotamente.

A extensão da paralisação da Honda jogará os números da indústria em abril em poço ainda mais profundo. A planta da empresa é responsável por aproximadamente 80% da produção nacional de motocicletas.

Só no ano passado, saíram de suas linhas de montagem 909 mil das 1,1 milhão motocicletas fabricadas no Brasil. A diferença para a segunda colocada dá bem a noção do poderio da fábrica, inagurada em 1976: com uma operação tão longeva quanto a própria Honda, a Yamaha fabricou 153 mil motos em 2019.

NÚMEROS DO SETOR EM MARÇO

A Abraciclo, entidade que congrega as fabricantes de motocicletas divulgará nesta quinta-feira o desempenho do setor em março. Com a interrupção da produção da Honda e de outras empresas a partir da última semana do mês, o mês já deve mostrar a inversão da curva da produção.

Após o primeiro bimestre, quando foram fabricadas 194,7 mil unidades, o setor comemorava expansão de 5% na comparação com igual período do ano passado e a Abraciclo mantinha projeção de que as associadas produziriam 1,17 milhão de unidades em 2020, 6,1% a mais que em 2019.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!