Empresa

Toyota e Hino juntas em caminhão a hidrogênio

Projeto direciona esforços em modelo para aplicação rodoviária com autonomia para até 600 km

As japonesas Toyota e Hino Motors assinaram acordo de desenvolvimento de caminhão movido a célula de combustível, especialmente para atender ao transporte rodoviário de carga. Ambas as empresas têm metas ambiciosas de redução de CO2 até 2050 e entendem que um dos caminhos é eletrificação de veículos comerciais, responsáveis por 60% do total de emissão de gases de efeito estufa no Japão.

Ao mesmo tempo que pretende mitigar as emissões, o projeto busca entregar os mesmos atributos encontrados nos atuais caminhões pesados, como capacidade de carga, reabastecimento rápido e autonomia. Colocados na balança, acreditam as empresas, a célula de combustível é a tecnologia com maior potencial para promover eficiência energética sem perder rentabilidade e produtividade na estrada.

A base de desenvolvimento parte do caminhão Hino Profia. O chassi do modelo foi reprojetado para acomodar a célula de combustível e o trem de força deriva da nova geração do Toyota Mirai, sedã da marca movido a hidrogênio. De acordo com as fabricantes, a autonomia do veículo deverá ser em torno de 600 km.

LEIA MAIS

→Scania inicia teste com caminhões a célula de combustível

→Cummins apresenta caminhão movido a célula de combustível

→Iveco produzirá o Nikola Tre na Alemanha

→Renault terá utilitários elétricos com uso de hidrogênio


Foto: Toyota/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás