Amedida provisória 936, que prevê flexibilização do trabalho e vem sendo utilizada em larga escala no setor automotivo, já preservou cerca de 2 milhões de empregos, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira, 22, pelo Sebrae, com base em dados do Ministério da Economia.

A iniciativa não só auxilia os pequenos e médios negócios a enfrentarem a crise econômica causada pelo novo coronavírus, como também tem contribuído para as grandes companhias planejarem a retomada da produção daqui a algumas semanas sem que seu quadro de funcionários tenha sido afetado.

LEIA MAIS

Volkswagen fecha acordo de 30% de redução de jornada

GM propõe lay-off com redução de salário e adia investimentos

A MP 936 permite que empregadores reduzam as jornadas de trabalho, com pagamentos de salários proporcionais ou até suspendam temporariamente o contrato, mantendo o pagamento do benefício emergencial subsidiado pelo governo federal, tudo negociado diretamente com o empregado. No caso das montadoras, algumas delas estão reduzindo jornada sem alterar o valor do salário líquidos dos seus funcionários, caso da Volkswagen do Brasil que fechou acordo trabalhista no feriado de Tiradentes, na terça-feira, 21.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!