Indústria

“Não está acontecendo uma quebradeira”, diz presidente do Sindipeças

Dan Ioschpe, contudo, defende crédito mais barato e discussão sobre renovação de frota

A pandemia de Covid-19 está se configurado, pelo menos em um primeiro momento, menos nociva à cadeia dos fabricantes brasileiros de autopeças do que muitos supunham há quatro meses. Em live do site Automotive Business (www.automotivebusiness.com.br), realizada nesta quarta-feira, 15, Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças, foi categórico: “Não está acontecendo uma quebradeira”.

Ao contrário. Mesmo sem citar números, o dirigente destacou que mais empresas estão se associando do que deixando a entidade — muitas não eram autopartistas, como de eletrônicos —, que reúne perto de cinco centenas de fornecedores de autopeças, componentes e serviços. Na média, o setor tem registrado a mesma movimentação em torno de 10% do quadro de associados verificada anualmente.

Ioschpe comemora a retomada das atividades nas empresas do setor a partir de junho, mesmo em ritmo bem mais lento, escalonada, mas admite que vários fornecedores enfrentam sérios problemas de caixa.

Os problemas de capital das empresas seriam menores se o governo tivesse sido mais eficaz em garantir mais crédito, avalia o presidente do Sindipeças. Ioschpe, porém, destaca que a flexibilização trabalhista nos últimos meses e a postergação de pagamentos de impostos ajudaram. “Claro que essa conta terá de ser paga lá na frente.”

Pondera, porém, que a cadeia automotiva já passou por um período bem mais longo de dificuldades entre 2014 e 2016, com mercados e segmentos importantes, como o de caminhões, encolhendo 70%. “Não foram apenas três meses”, enfatiza.

LEIA MAIS

→ Déficit comercial das autopeças recua 10% até maio

→ Capacidade ociosa das autopeças dobra em abril

O dirigente defende a adoção de outras medidas para acelerar a recuperação do setor, como menor custo e facilidade para os financiamentos dos veículos, alteração na carga e formato de cobrança de impostos  e até mesmo renovação de parte da frota.

” Há mais de 300 mil caminhões acima de 30 anos rodando pelo País. Nada melhor do que discutir isso neste momento”, estimula Ioschpe, que ainda vê  prematura alterações nas regras dos programa Rota 203o, que estabelece diretrizes diversas diretrizes para o setor, e de emissões de poluentes. “É preciso debater mais, inclusive com outros setores.”


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás