Em assembleia on line, metalúrgicos aprovam um pacote de medidas de flexibilização com garantia de retorno ao trabalho

Mais um acordo, dentre vários que estão sendo fechados desde abril no setor automotivo, foi encaminhado esta semana no setor automotivo. Em votação online realizada na terça-feira, 25, os trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, da Mercedes-Benz do Brasil aprovaram a prorrogação da suspensão de contrato, do lay-off e também da jornada reduzida, medidas adotadas em maio após a montadora ter paralisado sua produção por causa da pandemia da Covid-19.
Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o acordo garante 100% do salário líquido para todos os trabalhadores que estiverem sob quaisquer ferramentas de flexibilização e também a certeza de retorno ao trabalho para todos os envolvidos.
A renovação da suspensão temporária de contrato vale por mais dois meses, com revezamento de duas turmas com cerca de 400 trabalhadores cada. Um grupo ficará fora da fábrica em setembro e outubro e outro nos meses de novembro e dezembro.
LEIA MAIS
→GM abre PDV e estende lay-off em São José dos Campos
→Mercedes-Benz inicia 2º turno na produção de caminhões
A mesma medida e o mesmo período serão aplicados para o grupo de cerca de 100 trabalhadores com comorbidades, considerados grupo de risco para Covid-19. Ao final deste período, esses funcionários serão colocados em lay-off por 3 meses.
Também foi renovado por mais dois meses a redução de jornada para os trabalhadores do setor administrativo, atualmente em home-office, conforme dados fornecidos pelo sindicato. A Mercedes-Benz já trabalha com medidas de flexibilização há três meses, mas no início de julho reativou o 2º turno para garantir maior distanciamento social na fábrica de São Bernardo e também atender pedidos específicos de clientes.
Dentre outros acordos firmados recentemente, tem o da General Motors com os metalúrgicos de São José dos Campos, no interior paulista, que além de prorrogar período de lay-off também envolve a abertura de PDV, Programa de Demissão Voluntária, seguindo medida já adotada pela montadora na planta de São Caetano do Sul.
Foto: Divulgação/Mercedes-Benz
Para comemorar, marca oferece o lançamento CS75 por R$ 179.990,00, R$ 20 mil a menos
Lançado em 2027, é o segundo modelo mais vendido da marca italiana da Stellantis no…
Executivo segue do Brasil para a Alemanha como diretor de Vendas para a Europa, Mercados…
Medidas devem ser avaliadas em reunião da cúpula global no começo de julho
Versão Black chega à rede de concessionárias por R$ 224.990
Jornalista tem passagens por vários veículos de imprensa e atuação em comunicação corporativa