Em reunião no Palácio do Governo do Paraná no fim da semana passada, a TatraBras, subsidiária da fabricante Tatra Trucks, do Grupo CSG Aerospace, assinou protocolo de adesão do programa de benefícios fiscais do Estado com a intenção de produzir caminhões em Ponta Grossa, a primeira fábrica da marca da República Tcheca fora da Europa. Pelos termos, a operação prevê investimento de R$ 102 milhões até 2026 e estimativa de gerar 300 empregos diretos.

De acordo com a agência de notícias do governo, o início da produção está previsto para fevereiro de 2021, em galpão de 6 mil m² que começou a ser construído há cerca de um ano às margens da BR-376. Incialmente a operação será sob regime de CKD para montar caminhões fora de estrada 6×6 e 6×8.

Posteriormente, o fornecimento de peças será local, especialmente da DAF, com quem a marca tcheca tem parceria e utiliza diversos componentes da fabricante do Grupo Paccar, como motores e cabines.

A fábrica terá capacidade para produzir 225 caminhões por ano a partir de 2022 e até 800 caminhões/ano após 2025. A produção atenderá os mercados brasileiro, países da América do Sul e África.

Segundo o presidente da TatraBras, Rui Lemes, a primeira operação da marca fora da Europa tem como objetivo gerar novos mercados para a empresa. “Queremos atingir toda a América Latina. E já temos diálogos avançados com Chile e Angola. A ideia é ampliar essas negociações.”


Foto: Tatra Trucks/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!