Tecnologia

FCA lançará “smart cars” da Fiat e Jeep no Brasil em 2021

Conectatividade embarcada permitirá serviços comuns hoje aos celulares

Os primeiros carros totalmente conectados da FCA, Fiat Chrysler Automóveis, chegarão ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2021. A montadora, que não revelou quais dos veículos da Fiat, Jeep e Ram serão os pioneiros, oferecerá nível de conectividade embarcada ainda inédito em veículos no mercado nacional.

Para colocar seus “smart cars” nas ruas brasileiras, a montadora estabeleceu parceria com a TIM Brasil. “No futuro, todos os nossos veículos serão conectados. E muito rapidamente”, antecipa André Souza Ferreira, Chief Information Officer da FCA para a América Latina.

Os automóveis e comerciais leves das três marcas do grupo, explica o executivo, sairão da fábrica com eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo e cobertura 4G da TIM. Bastará ao proprietário ativá-lo. FCA e TIM, porém, ainda não revelaram a forma como cobrarão o serviço dos usuários nem os valores.

A conectividade prevista permitirá, por exemplo, até por comando de voz, pagar uma conta, fazer transferências bancárias, comprar algum serviço ou produto de empresas parceiras que se incorporarão à plataforma — já são conhecidas a Visa e o Mcdonald’s — ou dispor de comodidades como, à distância, dar a partida no veículo ou ligar o ar-condicionado.

Consumidor e veículo estarão conectados também com a própria rede de concessionárias das marcas. Sensores conectados identificarão eventuais falhas e informarão fábrica e revendas, o que facilitará e agilizará diagnósticos e reparos.

LEIA MAIS

→ FCA compartilhará pesquisas no IPT Open Experience

Jeep retoma vendas mensais de 2019, seu melhor ano, e ganha participação

“O carro conectado criará uma experiência digitalizada e personalizada do usuário, que terá acesso a serviços e tecnologias integradas, fáceis de usar e seguras, mudando a forma como o veículo é utilizado e como os ocupantes se relacionam com tudo o que está ao redor”, enfatiza Ferreira.

ComO já acontece com os smaRtphones, a atualização de softwares e aplicativos se dará automaticamente pela nuvem e a integração com assistentes pessoais. A tecnologia embarca nos veículos da FCA já será adequada também para a cobertura 5G.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás