Indústria

“Apenas os mais ágeis com espírito darwiniano sobreviverão”

CarlosTavares, CEO nomeado da Stellantis, antevê mais consolidações na indústria automobilística

Carlos Tavares, atual CEO da PSA  não enxerga outro cenário para a indústria automobilística mundial a não ser um maior número de consolidações entre montadoras no transcorrer dos próximos anos. “Apenas os mais ágeis com espírito darwiniano sobreviverão”, afirmou o executivo, nesta segunda-feira, 16, durante forum do setor organizado pela agência de notícias Reuters.

Em videoconferência, o executivo apontou, particularmente, a necessidade de grandes investimentos no desenvolvimento e produção de veículos elétricos como o principal fator a incentivar fusões e parcerias globais entre os fabricantes de veículos. Do contrário, ponderou, alguns não sobreviverão na próxima década.

Nesse sentido, o grupo francês parece já estar em pleno processo de execução do roteiro de sobrevivência defendido por Tavares. Desde a ascensão do português à liderança de suas operações globais, em 2013, a PSA comprou e recuperou a Opel-Vauxhall — até então deficitária nas mãos da GM — e desde o fim do ano passado encaminha passo bem mais abrangente.

Até o fim do primeiro trimestre de 2021, deve estar constituída a Stellantis, fusão exatamente da PSA com a FCA, Fiat Chrysler Automobile. A nova empresa congregará 14 marcas e operações produtivas na Europa, Américas e Ásia, todas sob o comando do próprio Tavares, já nomeado  CEO da  futura quarta maior fabricante mundial de automóveis e comerciais leves.

Mas, nesta segunda-feira, Tavares fez questão de frisar que uma das principais tarefas que o aguarda no novo conglomerado é melhorar o desempenho na China, o maior mercado automotivo mundial.

“Nenhuma montadora global pode se dar ao luxo de não estar no maior mercado automotivo do mundo”, enfatizou.

LEIA MAIS

→ PSA implanta projeto piloto de home office

→ FCA e PSA revelam logotipo da Stellantis


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Shark é o tiro n’água da BYD no Brasil

Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos

% dias atrás

Fenabrave espera público recorde na 34ª edição do seu encontro anual

O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…

% dias atrás

BMW inicia pré-venda do novo iX3 no Brasil

Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…

% dias atrás

O mercado vai crescer. Mas isso não significa que haverá espaço para todos.

Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…

% dias atrás

Financiamento de veículos tem melhor primeiro semestre em 18 anos, aponta B3

Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…

% dias atrás

Pablo Di Si vai para a Stellantis como responsável mundial de desempenho

Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo

% dias atrás