A Mercedes-Benz decidiu encerrar a produção de automóveis premium na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. “A decisão está sendo tomada com base em vários fatores, incluindo a atual situação do mercado brasileiro”, afirmou a empresa por meio de nota nesta quinta-feira, 17.

A montadora diz que procura ainda uma solução para a planta e  seus 370 trabalhadores, “incluindo a possibilidade de  programa de demissão voluntária”.  Os automóveis que eram produzidos na unidade, os modelos GLA e Classe C, serão transferidos para outras fábrica montadora e, assegura a empresa, seguirão oferecidos aos consumidores brasileiros por meio da rede de 50 concessionárias.

De janeiro a novembro, a marca alemã vendeu 6,1 mil automóveis de passeio no mercado brasileiro, sendo perto de 1,5 mil Classe C e 1,2 mil GLA. Ficou atrás da BMW, Audi e Volvo, suas principais concorrentes entre as marcas premium.

“A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil. Nosso primeiro objetivo agora é encontrar uma solução sustentável para os colaboradores dessa unidade”, declarou Jörg Burzer, membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos.

Iracemápolis foi inaugurada em março de 2016, com a perspectiva de gerar 750 postos de trabalho ainda no primeiro ano. O investimento inicial declarado foi da ordem de R$ 600 milhões para a produção do utilitário esportivo GLA.

A curtíssima trajetória da planta replica o fracasso da unidade de Juiz de Fora, MG, onde, durante os anos 90, foi fabricado o compacto Classe A, primeiro automóvel nacional da marca e que, com vendas restritas, deu lugar à produção de caminhões na unidade.

A unidade atendia as exigências do programa Inovar-Auto para empresas de baixo volume, com capacidade produtiva anual até 35 mil unidades por ano e índices de nacionalização menores do que os previstos para montadoras de grandes volumes.

Em meados deste ano, a imprensa alemã já afirmara que a Mercedes-Benz estudava vender ou fechar a fábrica paulista e encerrar a produção local de automóveis, o que acabou negado na época.

LEIA MAIS

→ Mercedes-Benz traz edição especial do AMG GT 63 S para o País

→ Audi repete roteiro e encerrará produção no Brasil pela segunda vez

A Mercedes-Benz é a segunda montadora de carros de luxo a encerrar a produção no Brasil este ano. Em setembro, a Audi confirmou que deixaria de fabricar o A3 em São José dos Pinhais, PR, medida que já vinha sinalizando há quase dois anos. A alegação: custos de produção elevados.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!