Em duas assembleias realizadas nesta quinta-feira, 4, os metalúrgicos da General Motors aprovaram a adoção de layoff para 600 trabalhadores e garantia de estabilidade no emprego para todo o quadro de funcionários da fábrica de São José dos Campos, SP.

O sistema de layoff começa nesta segunda-feira, 8. Durante dois meses estarão suspensos os contratos de trabalho, período que pode ser ampliado para até 10 meses. No prazo acordado, a empresa suspenderá o segundo turno da linha de produção da picape S10.

Já a garantia de estabilidade para os cerca de 3,5  mil trabalhadores da planta, independente se estiverem ou não no regime de layoff, foi uma exigência dos metalúrgicos.

“Sem essa garantia, a proposta seria rejeitada. Estamos num momento em que a preservação dos empregos é de extrema importância”, afirmou Renato Almeida, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

Além da S10, a fábrica do Vale do Paraíba monta o utilitário esportivo Trailblazer. A unidade já tem 368 funcionários em layoff desde abril de 2020.

Segundo a montadora, a suspensão dos contratos do novo grupo foi necessária em decorrência de dificuldades no abastecimento de componentes na linha de montagem, problema enfrentado por outros fabricantes de veículos.

LEIA MAIS

→ GM concede férias coletivas em Gravataí por falta de componentes


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!