A Honda anunciou para o início do segundo semestre o começo das vendas do novo Accord híbrido. Em transmissão on-line na sexta-feira, 9, o carro surge como o primeiro passo da companhia em sua estratégia de eletrificação de produtos no País ao introduzir por aqui a chamada tecnologia exclusiva da fabricante e:HEV.

Como revelado pela marca em 2018, no Salão do Automóvel de São Paulo, a companhia planeja oferecer no mercado brasileiro três automóveis baseados em soluções elétricas no horizonte de cinco anos, o modelo apresentado é o primeiro deles. Assim, operação brasileira se insere nos planos da companhia de vender dois terços de veículos eletrificados até 2030 no mundo e objetivo de ser neutra em carbono até 2050.

Por fora, as alterações visuais são poucas e segue a linha estética adotada na décima geração do modelo. Basicamente, recebeu novo para-choque e grade dianteira, novo desenho das rodas escurecidas de 17 polegadas e emblema da marca com acabamento azul, que identifica os veículos híbridos da Honda.

É a tecnologia embarcada no modelo, no entanto, o maior trunfo. De maneira simplista, a e:HEV reúne dois motores elétricos combinados a um motor 2.0 a combustão. O sistema funciona a partir de três modos operação: 100% elétrico com o EV Drive, Hybrid Drive, com a ajuda do motor a combustão apenas para gerar energia, e Engine Drive, movido somente com o motor a gasolina. A inteligência eletrônica decide o modo mais eficiente de acordo com as condições de tráfego. “O sistema permite um comportamento dinâmico muito semelhante às soluções puramente elétricas”, garante Ariel Mágar, da engenharia da Honda.

Na prática, o Accord será tracionado a maior parte do tempo de maneira elétrica, entrará em ação somente o motor a combustão em velocidades mais elevadas, em rodovias, por exemplo. Ao perceber essas condições, o sistema faz conexão do motor com as rodas por meio de uma embreagem. No conjunto, a parte elétrica desenvolve 184 cv e 32,1 kgfm de torque e motor a combustão 145 cv e 17,8 kgfm.

Por dentro, o Accord e:HEV segue sofisticado com acabamento bem-cuidado, além de pacote generoso de equipamentos de segurança e conveniência. Traz conectividade com integração dos sistemas Apple e Android, carregador por indução e para ocupantes traseiros, duas tomadas USB. Reúne ainda diversas tecnologias de assistência de direção, caso do controle de cruzeiro adaptativo, sensores de faixa e evasão de pista, bem como sistemas que reduzem riscos de colisões com o acionamento dos freios.

LEIA MAIS

→Atsushi Fujimoto, assumirá operações da Honda na América do Sul

→Honda: 2 milhões de automóveis vendidos no País.

→Honda confirma Accord híbrido para o Brasil


Foto: Honda/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!