Fruto do atual ciclo de investimentos da ordem de R$ 10 bilhões no Estado de São Paulo para a renovação do portfólio e o desenvolvimento de novas tecnologias no País, a General Motor confirmou nesta segunda-feira, 10, a produção de uma nova picape em sua fábrica de São Caetano do Sul, SP.

“O modelo, que vem para complementar a linha de picapes Chevrolet, vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários”, explicou Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, revelando, ainda, que parte da produção do novo modelo será exportada para mercados estratégicos da marca na região.

Atualmente em fase de desenvolvimento, o modelo a ser produzido no ABC paulista complementará a nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta no Brasil pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker. Sem adiantar metas e nem data de lançamento, a GM revela objetivo de ampliar a presença da marca Chevrolet no segmento de picapes, que apresenta forte crescimento em vendas no País.

Balanço do primeiro quadrimestre mostra crescimento de 42,8% nos emplacamentos de comerciais leves no Brasil, com total de 133,5 mil unidades comercializadas este ano, a grande maioria picapes. Já os licenciamento de automóveis cresceram apenas 7,7%. A GM atua no segmento com a S10, modelo que, segundo a Fenabrave, é o quarto mais vendido no ranking das picapes médias, atrás da Fiat Toro, Toyota Hilux e Ford Ranger.

LEIA MAIS

Com Strada em primeiro lugar, Fiat consolida liderança no ano

Montadoras produzem 788,7 mil veículos no quadrimestre

Entre as picapes pequenas, a Fiat Strada lidera com folga e é inclusive o modelo mais comercializado no Brasil ao longo do primeiro quadrimestre, superando os volumes do Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que tradicionalmente ocupavam as primeiras colocações no ranking nacional de veículos leves.

Mudanças em São Caetano

A linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul será preparada em várias etapas para receber a nova picape. A ideia, segundo a montadora, é minimizar ao máximo o impacto das mudanças no complexo industrial do ABC paulista. “A primeira fase está prevista para iniciar logo nas próximas semanas”, informa a GM no comunicado divulgado nesta segunda-feira, 10.

“Adicionar um produto totalmente novo numa linha de montagem ativa é sempre uma jornada complexa, principalmente diante dos desafios tecnológicos que o projeto impõe. Até por isso a preparação da fábrica será executada em diversos estágios, que levarão meses cada um deles”, comenta Luiz Carlos Peres, vice-presidente de manufatura da GM América do Sul.

Embora já se enquadre em elevado nível tecnológico dentro do conceito da indústria 4.0, a fábrica do ABC paulista receberá ferramentais específicos, que precisarão ser instalados e devidamente implementados para iniciar a montagem do veículo inédito. “Está prevista ainda uma completa readequação no fluxo fabril do complexo, além da capacitação dos empregados”, conclui o comunicado da montadora.


Foto: Divulgação/GM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!